Soja encerra com mais de 30 pts de baixa

Publicado em 15/02/2011 11:16 e atualizado em 15/02/2011 17:47
Os futuros da soja despencaram na Bolsa de Chicago nesta terça-feira. Os contratos perderam o patamar dos US$ 14 por bushel e terminaram o pregão diurno com mais quase 35 pontos de queda.

O mercado registrou uma forte realização de lucros na sessão de hoje, uma realização sazonal que há muito vinha sendo protelada. "Agora, o quadro fundamental e externo entrou em consenso para o movimento", explica o analista de mercado Ricardo Lorenzet, da XP Investimentos.

Outro fator que pesou sobre as cotações nesta terça-feira foi o grande volume de soja vendida mas não embarcada nos Estados Unidos. O volume soma 11,26 milhões de toneladas, é recorde, e cria uma cautela extrema para o mercado.

A confirmação de uma boa safra na América do Sul também agiu como fator de pressão negativa nos preços. Segundo um relatório da Oil World divulgado hoje, a produção brasileira deverá atingir as 71 milhões de toneladas.

"Com os fundos muito comprados, a vulnerabilidade deste mercado é grande a qualquer quadro externo mais fraco", completa Lorenzet. 

Seguindo essa realização de lucros, o milho e o trigo também encerraram a sessão diurna de hoje com expressiva baixa. O trigo chegou a se aproximar dos 40 pontos de baixa.

>> Veja como ficaram as cotações da SOJA

>> Veja como ficaram as cotações do MILHO

>> Veja como ficaram as cotações do TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja tem nova alta em Chicago, fica acima dos US$12/bushel, mas continuidade do movimento ainda depende do clima nos EUA
Paraguai: soja safrinha terá um dos menores rendimentos dos últimos anos, diz StoneX
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Safra de soja do RS pode cair 15% por chuvas, com impacto em números do Brasil
Soja mantém movimento de alta e sobe mais de 1% em Chicago nesta 6ª; chuvas no RS em foco