Grãos: Mercado encerra em queda na CBOT após terremoto no Japão

Publicado em 07/04/2011 16:19
Os futuros doa grãos registravam boas altas na Bolsa de Chicago nesta quinta-feira. Entretanto, o anúncio de um novo terremoto no Japão chegou no meio da tarde pesando sobre o mercado e o fechamento foi negativo para a soja, o milho e o trigo.

O tremor no país asiático atingiu 7,4 graus na escala Richter e trouxe incertezas ao mercado financeiro, desencadeando um movimento de vendas. "Isso provocou uma reação instintiva assim que recebemos a notícia e, depois, nos recuperamos um pouco", disse o proprietário da corretora Leffler Commodities, Tom Leffler.

Frente a muita volatilidade, as baixas mais significativas foram registradas na soja e no trigo. O milho resistiu um pouco mais frente à fraqueza dos demais grãos pois está bastante sustentado nos fundamentos de oferta restrita e demanda aquecida.

Nesta sexta-feira, o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) divulga seu relatório mensal de oferta e demanda de abril. A expectativa do mercado é de um novo corte nos estoques norte-americanos de soja e milho da safra 2010/11.

Para Ricardo Lorenzet, analista de mercado da XP Investimentos, "o mercado encontra muita dificuldade em desenhar algo positivo para amanhã. Há uma demanda fraca e também a entrada de uma grande safra da América do Sul. Então, segue a liquidação e o posicionamento vendido em soja e comprado em milho".

Já para o cereal, as baixas não foram mais significativas por conta das expectativas boas para os números do USDA que serão divulgados amanhã.

Veja como ficaram as cotações no fechamento desta quinta-feira na CBOT:

>> SOJA


>> MILHO

>> TRIGO

Tags:

Por: Carla Mendes
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Soja em Chicago realiza lucros depois dos últimos pregões positivos ; canal de alta está mantido mas dependente de novidades nos EUA
Lavouras de Santo Ângelo/RS escaparam dos danos, mas logística e infraestrutura da região foram afetadas pela chuva
Soja: Mercado realiza lucros em Chicago nesta 3ª feira, após mais de 30 pts de alta na sessão anterior
Soja em Chicago sobe mais de 30 pontos motivada por fundamentos que vão desde chuvas no RS, alta do farelo e plantio lento nos EUA
Fim da colheita de soja no RS e em Santa Catarina deve ser impactada pelas chuvas previstas para os próximos dias