Plantio do trigo passa dos 74% com bom desenvolvimento das lavouras no Paraná e Rio Grande do Sul

Publicado em 23/06/2026 13:31

O plantio da safra de trigo 2026 segue avançando no Brasil e chega a 74,3% do total previsto para essa safra de inverno. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, os trabalhos subiram dos 59,5% da semana passada e ficam a frente do registrado no mesmo período de 2025 (56,6%) e da média dos últimos cinco anos (64,2%).   

Até a última sexta-feira (19), a semeadura já havia sido concluída em Minas Gerais, Bahia, São Paulo e Mato Grosso do Sul, seguidos por Goiás (99%), Paraná (84%), Rio Grande do Sul (63%) e Santa Catarina (23,9%). Das áreas já em campo, 30,7% ainda estão em emergência, 55,1% se encontram em desenvolvimento vegetativo, 9,1% em floração, 3,1% em enchimento de grãos e 0,7% já está em maturação.   

Ao mesmo, a colheita desta safra já começou, com os produtores goianos já tendo colhido 25% do total cultivado no estado, volume que corresponde à apenas 0,7% do total brasileiro. No mesmo período do ano passado, a colheita já estava em 1,9% neste período, com Goiás também dando início aos trabalhos e já tendo retirado 35% das lavouras. 

Os técnicos da Conab destacam que a semeadura avançou em todas as regiões produtoras do Rio Grande do Sul, com condições adequadas de umidade do solo e pelo tempo firme. As lavouras gaúchas apresentam emergência regular e boa sanidade. 

No Paraná, as primeiras áreas estão entrando em floração, com as temperaturas mais baixas favorecendo o perfilhamento e contribuindo para o bom desenvolvimento, assim como em Santa Catarina, onde a semeadura avança no Oeste e Extremo Oeste. 

Por: Guilherme Dorigatti
Fonte: Notícias Agrícolas

NOTÍCIAS RELACIONADAS

Trigo abre em leve baixa em Chicago, enquanto mercado brasileiro segue sustentado por negociações pontuais
Trigo/Cepea: Negócios seguem pontuais
Trigo fecha em alta em Chicago e recuperação das cotações acompanha avanço dos grãos
Trigo inicia a 2ª feira em alta em Chicago com atenção voltada à oferta global
Chuvas elevam risco para a safra de trigo no Sul e acendem alerta para perdas de qualidade dos grãos
Trigo fecha com leves perdas em Chicago e mercado segue atento ao avanço da safra brasileira