HOME VÍDEOS NOTÍCIAS METEOROLOGIA FOTOS

Plantio da segunda safra de milho chega a 5,9% e colheita de verão vai a 7,4%, indica Conab

Publicado em 27/01/2026 13:09
Imea aponta plantio do Mato Grosso em 7,7% e Deral indica 6% já semeado no Paraná

Logotipo Notícias Agrícolas

As atividades nas lavouras de milho segunda safra começaram pelo Brasil. De acordo com dados de acompanhamento de lavouras da Conab, até o último sábado (24), 5,9% das áreas de safrinha já foram semeadas.            

O índice subiu dos 0,8% registrados até a semana passada, e fica à frente dos 1,4% do mesmo período de 2024, mas abaixo dos 7,2% da média dos últimos cinco anos.    

Até aqui, Mato Grosso já semeou 11,7% da área, Tocantins 5%, Paraná 2% e Mato Grosso do Sul 0,5%. Cerca de 88% da área ainda está em fase de emergência e 12% já avançou para desenvolvimento vegetativo.  

Ao mesmo tempo, os trabalhos de colheita da safra de verão seguem avançando, saindo dos 4,4% da semana passada para 7,4%. O índice é superior aos 6,3% do ano passado, mas inferior aos 9,3% da média dos últimos 5 anos.  

Até agora, o Rio Grande do Sul colheu 29% da área, Santa Catarina 4,6% e Paraná 1%. Os demais estados ainda não iniciaram a colheita. Enquanto isso, 16,4% das áreas já estão em maturação, 37,7% em enchimento de grão, 13,8% em floração, 22,4% em desenvolvimento vegetativo e 2,3% ainda em emergência.  

Os técnicos da Conab destacam que as lavouras continuam sendo favorecidas pelas boas condições climáticas em Minas Gerais, enquanto a colheita avança lentamente no Rio Grande do Sul devido ao plantio tardio e ao aumento do ciclo em função das baixas temperaturas ocorridas no início do plantio. 

Já no Paraná, o tempo seco e as altas temperaturas aceleraram a maturação das lavouras, que seguem em boas condições em Santa Catarina e Bahia. 

Paraná

O Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Agricultura e do Abastecimento do Paraná também divulgou seu relatório semanal trazendo as condições de tempo e cultivo para as principais culturas do estado.    

O plantio da segunda safra no estado avançou e chegou a 6% do total estimado. Até o momento, 34% da área já avançou para desenvolvimento vegetativo e 66% ainda está em germinação, com 100% das lavouras classificadas como em boas condições.  

Ao mesmo tempo, a colheita da safra de verão contabiliza 3% de área, com o restante das lavouras se dividindo entre 44% em maturação, 50% em frutificação e 6% em floração.  

“O milho da primeira safra encontra-se majoritariamente nas fases finais de enchimento de grãos e maturação, com lavouras apresentando bom aspecto geral. Em algumas áreas, o ciclo foi alongado em função das condições climáticas, postergando o início da colheita. Onde a colheita se aproxima, as perspectivas são positivas”, avaliam os técnicos do Deral..  

“Também avança o plantio do milho de segunda safra nas áreas já liberadas, ainda condicionado ao ritmo de colheita das culturas anteriores”, acrescenta o relatório. 

Mato Grosso 

O Instituto Mato-grossense de Economia Aplicada (Imea) também atualizou seus dados para o avanço do plantio da segunda safra de milho no Mato Grosso, com 7,76% da área total estimada para safra 2026/25 semeada até a última sexta-feira (23). 

Os trabalhos subiram 4,97 pontos percentuais com relação à semana anterior, ficando assim 6,61 pontos e 4,16 pontos à frente do mesmo período da safra passada e da média dos últimos cinco anos. 

“Para os próximos dias, segundo o NOAA, as indicações pluviométricas apontam volumes acumulados entre 45 mm e 65 mm em grande parte do estado o que pode comprometer o avanço da colheita da soja e, consequentemente, a semeadura do milho”, alertam os técnicos do Imea. 

O relatório ainda aponta que 75,76% da área total deverá ser plantada dentro da janela considerada ideal para a cultura, percentual 0,68 ponto acima da média dos últimos cinco anos. 

plantio milho imea

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Guilherme Dorigatti
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário