Cadeia da soja no Brasil – Forte ou Frágil? Parceira da Monsanto rebate posicionamento da Abiove sobre soja Intacta

Publicado em 23/07/2014 18:03 e atualizado em 25/07/2014 17:30

Por Ivo Marcos Carraro
Presidente Executivo da Coodetec

Preocupa a ameaça publicada no site da Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais - ABIOVE no último dia 16/07/14, no qual a respeitada associação (que representa um importante elo da cadeia soja, certamente a maior, em valor, de nosso país) de que suas associadas podem não receber o produto da Soja Intacta na próxima colheita. Respeitamos a posição citada, mas é importante destacar que um elo sozinho não forma uma corrente forte, como deve ser a da soja.
A Coodetec, na condição de licenciada da Monsanto para introgressão do trait BtRR2PROTM, também conhecido por Soja Intacta, depois de mais de uma década de investimento em pesquisa, seguindo todos os passos para ver o resultado de seu trabalho gerando benefícios ao produtor rural, lamenta profundamente que tudo isso esteja sendo ignorado. Investimos na pesquisa para oferecer cultivares com controle natural de pragas importantes, ainda controle eficiente de plantas daninhas, além do ganho progressivo de produtividade e qualidade do grão.
A declaração grave da ABIOVE de que suas associadas não receberão Soja Intacta em suas indústrias e armazéns, justamente no momento que se iniciam as vendas de sementes para a safra 2014/15, pode causar enormes prejuízos às empresas de pesquisa e à indústria de sementes, que se preparou para atender a demanda crescente por esta nova tecnologia, que já está aprovada e disponível no mercado há dois anos. O que faremos com as milhares de toneladas de sementes de Soja Intacta produzidas para atender esta demanda? Este volume será substituído por outras sementes? Quem será responsável pelo prejuízo das empresas do segmento, caso o agricultor seja desviado de suas escolhas de variedades e projeções de plantio, pelo medo de não ter mercado para seu produto?
Entendemos os argumentos colocados pela ABIOVE em sua nota, porém são dificuldades muito inferiores frente ao prejuízo que esta informação pode causar. A decisão que cada agricultor vai tomar neste momento, pode ser influenciada de forma negativa, trazendo prejuízos irreparáveis para muitos elos da cadeia.
É importante lembrar aos agricultores que, caso as associadas da ABIOVE decidam não receber a Soja Intacta, haverá ainda muitas Cooperativas, Armazéns, Indústrias e Traders que estarão com portas abertas para este produto, talvez em um percentual suficiente para receber toda safra. Lembrar às indústrias que não chegaram a um acordo para receber este produto, que poderão ter reduzidas as originações de matéria prima, perdendo seu espaço para as empresas que estão aptas a receber. Lembrar ainda, que a decisão de não receber Soja Intacta implica também, em não ter autorização do detentor da patente da tecnologia e, portanto, ter o custo de segregar o recebimento, correndo o risco de violar a Lei de Patentes Industriais, arcando com suas consequências.
Uma cadeia como a da soja é complexa e quando um elo toma uma posição radical, sem pensar nas consequências, pode estar afetando o seu equilíbrio.
Fazemos votos sinceros de que as negociações entre a ABIOVE e a Monsanto do Brasil cheguem, rapidamente, a bom termo e que volte a reinar o bom senso no mercado de soja, que já não está fácil com todas as dificuldades que enfrenta. O País está caminhando para dias e anos difíceis, por que dificultar ainda mais?

 

Sobre a Coodetec
A Cooperativa Central de Pesquisa Agrícola – Coodetec é uma empresa que pertence a 174 mil agricultores filiados a 31 cooperativas no Brasil. Os produtores, além de contar com um fluxo contínuo de produtos e tecnologias de ponta, têm a oportunidade de apontar suas demandas para definição das linhas de pesquisa. O aumento do potencial produtivo das cultivares de trigo e soja, e dos híbridos de milho da Coodetec, safra após safra, se deve aos trabalhos de pesquisa e melhoramento genético, desenvolvidos para cada região produtora do Brasil e Paraguai, de forma específica. A sede da Coodetec fica na cidade de Cascavel, no Oeste paranaense, onde funciona uma rede complexa de ensaios e um departamento de pesquisa estruturado, com modernos laboratórios de melhoramento genético, biotecnologia, fitopatologia, qualidade de sementes e solos. Outros Centros de Pesquisa da Coodetec estão localizados em Palotina/PR, Goioerê/PR, Rio Verde/GO e Primavera do Leste/MT.

 

Entenda a posição da Abiove: 

 

ABIOVE: indústrias enxergam dificuldades para a comercialização da soja Intacta na safra 2015

A ABIOVE, representante das indústrias brasileiras processadoras de soja, vê com preocupação o plantio e a comercialização da soja Intacta RR2 PROTM para a safra 2015, cujo plantio se inicia em setembro de 2014.

As associadas da ABIOVE vêm negociando com a Monsanto a prestação de serviços relacionados ao  monitoramento do recebimento de soja Intacta há cerca de seis meses, porém, até agora, não foi possível chegar a uma conclusão.

A falta de consenso sobre o tema poderá fazer com que as empresas processadoras não possam receber a soja Intacta dos sojicultores, em razão de dúvidas sobre eventuais embaraços no seu processamento e comercialização. Com a proximidade do planejamento de plantio da safra 2015, essa situação de incerteza causa sérios desconfortos a todos os envolvidos na cadeia produtiva, gerando riscos ao comércio internacional e à balança comercial brasileira. As exportações do complexo soja deverão alcançar US$ 29,2 bilhões em 2014.

Visando o bem de toda a cadeia produtiva da soja, a ABIOVE espera que haja rápida evolução na negociação entre suas associadas e a Monsanto. Nesse sentido, reforçando o seu compromisso de transparência, a ABIOVE comunicará o mercado sobre o desfecho das possíveis negociações com a Monsanto.

Para entender o sistema de monitoramento do recebimento da soja Intacta que está sendo proposto

O objetivo do monitoramento é assegurar que o desenvolvedor da tecnologia seja remunerado e possa continuar investindo na pesquisa de melhoramento genético.

Os compradores de soja se dispõem a prestar serviços remunerados de controle dos recebimentos de grãos. Esses agentes econômicos, entre eles a indústria, registrariam no sistema os volumes declarados pelo produtor de soja Intacta e os comparariam com os créditos referentes ao pagamento de royalties pela compra da semente ou pelo uso autorizado de semente salva. Exemplo: soja que o produtor guardou da safra 2014 para uso como semente salva na safra 2015.

Os lotes informados pelo produtor como não sendo soja Intacta seriam objetos de teste. Se fosse constatada a presença da tecnologia Intacta, os compradores fariam a retenção do valor correspondente aos royalties, valor este que seria repassado à Monsanto.

 

Assista à entrevista sobre o tema com Fábio Trigueirinho - Secretário Geral da Abiove:

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI - Coodetec

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário