Quem Alimenta o Mundo? Por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 28/11/2022 11:58

Você sabia que mais de dois terços das espécies agronômicas nacionais se originaram de outro lugar?

Os seres humanos têm selecionado e cultivado espécies vegetais para características específicas desde as origens da agricultura há cerca de 10.000 anos, moldando onde e quais culturas são cultivadas hoje.

Agora, nosso sistema alimentar é completamente global e muitos dos principais produtores mundiais de culturas básicas estão em países longe de sua origem histórica. Por exemplo, o Brasil é agora o maior produtor de soja e café do mundo, embora estas espécies sejam originalmente da Manchuria, na Ásia e da Etiópia, respectivamente.

Em 2020, a cana-de-açúcar, o milho, o trigo e o arroz respondiam por cerca de 50% da produção agrícola global.

Mas quando a produção e a distribuição de culturas básicas são ameaçadas, as consequências podem ser sentidas globalmente. Analisando os países que foram um dos três principais produtores de algumas culturas básicas em 2020, o Brasil se destaca por o maior produtor mundial de cana-de-açúcar e terceiro produtor de milho.

O Futuro da Segurança Alimentar

A segurança alimentar global depende das culturas básicas e dos países que as produzem. À medida que a população global aumenta, a necessidade de cultivar mais culturas também aumenta.

A FAO estima que até 2050 o mundo precisará aumentar sua produção de alimentos em cerca de 60% para alimentar uma população cada vez maior.

As primeiras soluções para a  segurança alimentar eram o transplante de culturas de outras regiões para complementar as dietas. Os agrônomos e os produtores rurais são protagonistas neste processo da segurança alimentar global. Eles são aqueles que asseguram as melhores colheitas de forma sustentável para que no supermercado de sua preferência as prateleiras não fiquem vazias. Assim, se você conhece um produtor rural ou um agrônomo, agradeça a eles. 

Quer saber mais sobre agricultura? Assista aos vídeos do Canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaA

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Prof. Aluizio Borem

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário