A essência do cooperativismo inédita em alto mar, por Fabíola Magalhães

Publicado em 30/11/2023 15:33

Participar do Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas a bordo do MSC Preziosa foi uma experiência verdadeiramente enriquecedora. Este pioneiro evento, realizado em um navio, proporcionou três dias de aprendizado profundo e conexões valiosas.

Os diversos painéis e palestras abordaram temas cruciais, desde gestão e finanças até liderança, cooperativismo e sucessão. A abertura contou com a palestra de Hortência Marcari, onde ela compartilhou insights inspiradores sobre objetivos, esforço, foco e dedicação, impactando positivamente todas as participantes.

Em meio ao cenário marítimo, esses três dias foram marcados pela imersão no cooperativismo, fortalecendo os laços entre mulheres cooperativistas e evidenciando o protagonismo feminino dentro e fora da porteira. Essa experiência única certamente deixará uma marca duradoura em todas as participantes, reafirmando a importância do trabalho coletivo em prol do desenvolvimento das cooperativas.

Além disso, o desfile realizado durante o evento encantou a todas, apresentando não apenas roupas e joias deslumbrantes, mas também celebrando o papel fundamental das mulheres do agronegócio. Foi uma oportunidade de celebrar e valorizar o empoderamento feminino nas diversas áreas de atuação.

As palestras sobre a importância da comunicação também se destacaram, ressaltando como a troca de ideias e experiências é essencial para fortalecer o cooperativismo. Os temas abordados nos painéis foram de extrema relevância:

Gestão: A gestão eficiente é a espinha dorsal de qualquer cooperativa. Durante o evento, foi ressaltada a necessidade de estratégias claras, tomadas de decisão assertivas e uma abordagem proativa para garantir o crescimento sustentável das cooperativas lideradas por mulheres.

Liderança Feminina: A liderança feminina foi enfatizada como um fator transformador. As mulheres possuem perspectivas únicas, habilidades de comunicação excepcionais e uma abordagem colaborativa, elementos cruciais para liderar equipes cooperativas de maneira eficaz.

Cooperativismo: A essência do cooperativismo reside na colaboração e solidariedade. Durante o evento, foi destacado como a união de esforços dentro das cooperativas não apenas fortalece os negócios, mas também cria uma rede de apoio vital para o crescimento mútuo.

Legado: A palestrante Mariely Biff abordou a importância do legado nas empresas familiares, ressaltando a necessidade de preparar as próximas gerações para assumir papéis de liderança. Isso envolve mentorias, programas de desenvolvimento e uma transição suave para garantir a continuidade do sucesso.

Controle Financeiro: A saúde financeira é essencial para o crescimento sustentável das empresas e cooperativas. Durante o evento, foi enfatizada a importância de práticas financeiras sólidas, orçamentos bem gerenciados e investimentos estratégicos para garantir a estabilidade e o crescimento.

Em síntese, as palestras não apenas abordaram questões específicas, mas também inspiraram as participantes a integrar esses princípios fundamentais em suas próprias práticas, contribuindo para o fortalecimento contínuo do movimento cooperativista feminino. O Encontro Nacional de Mulheres Cooperativistas a bordo do MSC Preziosa foi uma experiência única que promoveu aprendizado, troca de experiências e conexões significativas entre produtoras rurais de diferentes áreas de atuação.

Fabíola Magalhães

Fabíola Magalhães de Araújo Nascimento é uma profissional, graduada em Direito pela UFGO e com especializações em Direito Civil, Direito Administrativo e Criminologia. Sua carreira diversificada abrange uma série de funções, desde atuar como advogada, árbitra na Câmara de Arbitragem de Goiânia e assessora da Promotoria de Defesa das Vítimas e Acidentes de Trabalho do MP-GO, até desempenhar o papel de Conciliadora de Família no Tribunal de Justiça de Goiás.     Além disso, ela é uma gestora ativa em uma propriedade rural, envolvendo-se diretamente na pecuária leiteira, pecuária de corte e no cultivo de soja e milho para silagem e grãos.

Sua dedicação e paixão por promover a igualdade de gênero são evidentes em seu engajamento em várias comissões e conselhos, onde ocupou posições como 1ª Coordenadora da Comissão de Mulheres Cooperativistas da Comigo, 1ª Presidente da Comissão de Produtoras Rurais do Sindicato Rural de Rio Verde e Vice-presidente da mesma comissão. Além disso, é Secretária da Comissão de Mulheres Cooperativistas da Comigo e, atualmente, a Coordenadora dessa mesma comissão.

Fabíola também contribuiu para a comunidade em âmbitos mais amplos, atuando como Conselheira do Conselho Municipal de Direitos da Mulher de Rio Verde e do Conselho Municipal de Turismo de Rio Verde. 
 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Fabíola Magalhães

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário