FAO: Porque o financiamento climático é importante na agricultura?

Publicado em 12/12/2023 15:40
Porque o financiamento climático é importante na agricultura?

Um dos objetivos da Agenda 2030 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, Ação Climática, é mobilizar 100 bilhões de dólares anualmente para que os países em desenvolvimento possam cumprir as suas ações de adaptação e mitigação às mudanças climáticas.

A COP28, realizada hoje em Dubai, questionou, entre outras questões, se esse objetivo está sendo alcançado. O desafio é complexo. No entanto, podemos ver bons exemplos de progresso nesta matéria.

A colaboração entre a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) e o Fundo Verde para o Clima (FVC) revelou-se essencial na América Latina e no Caribe para mobilizar os recursos necessários para promover a ação climática na agricultura e na gestão dos recursos florestais.

Esta aliança já está prestando apoio aos países na concepção e implementação de iniciativas que incorporam considerações para a luta contra as alterações climáticas nas instâncias de planeamento a nível local, municipal e nacional, e na assistência técnica à agricultura familiar para implementar práticas agrícolas resilientes à mudança climática.

Em El Salvador, com financiamento de 127 milhões de dólares, está sendo feito um trabalho para melhorar a resiliência climática nos agroecossistemas do Corredor Seco, beneficiando mais de 22.000 famílias de produtores, incluindo mulheres e representantes de povos indígenas. No Paraguai, está sendo implementado um projeto abrangente de 90,3 milhões de dólares, que combina a redução da pobreza, a reflorestação, a promoção de energias renováveis ​​e a adaptação às alterações climáticas. Até o momento, já beneficiou 503 famílias camponesas e indígenas, com foco na capacitação técnica e na segurança alimentar, e espera atingir 87 mil beneficiários.

Este ano, a Bolívia obteve financiamento de 63 milhões de dólares para aumentar a resiliência de 82.000 pequenos agricultores na Macrorregião de Valles; enquanto na Guatemala estão iniciando ações para aumentar a resiliência dos agricultores e grupos indígenas mais vulneráveis ​​das paisagens maias e do Corredor Seco, melhorando diretamente a segurança alimentar, hídrica e econômica de mais de 116 mil pessoas, com financiamento de 66,7 milhões de dólares.

No Chile, os projetos de conservação florestal procuram restaurar 25 mil hectares e capturar 256 mil toneladas de CO2 por ano a partir de 2030, beneficiando cerca de 23 mil pessoas, com especial foco na inclusão de mulheres e povos indígenas; tudo isso graças a um montante de US$ 63,3 milhões. Na Colômbia, a gestão sustentável de 60.000 hectares de floresta, em colaboração ativa com as comunidades indígenas, visa promover o crescimento econômico sustentável e melhorar a governança dos recursos naturais, com um montante de 28 milhões de dólares. A Argentina, a maior com 82 milhões de dólares, também se juntou a estes esforços, concentrando-se na redução das emissões de CO2 através da redução do desmatamento em várias regiões do país e no estabelecimento de bacias florestais sustentáveis ​​que beneficiam numerosas famílias, produtores, comunidades e trabalhadores madeireiros.

Estes são exemplos de como o financiamento climático é essencial para que os países latino-americanos alcancem os seus objetivos de adaptação e mitigação às alterações climáticas no setor agrícola e florestal, que também geram benefícios associados a melhores rendimentos, melhor nutrição, emprego, entre outros. Os esforços implementados pela FAO na América Latina, juntamente com o Fundo Verde para o Clima, refletem a importância da colaboração no apoio às necessidades dos governos e das comunidades locais.

Estes esforços são essenciais para enfrentar as alterações climáticas e promover uma transformação para uma agricultura sustentável e resiliente, com o objetivo de alcançar um ambiente melhor, sem deixar ninguém para trás

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
FAO

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário