O desenvolvimento de solos produtivos no sistema Plantio Direto

Publicado em 21/12/2023 07:09

Afonso Peche Filho*

Solos produtivos são aqueles modificados pelo agricultor em busca de melhorar a produção agrícola. Originalmente, os solos são formados pela interação de cinco fatores: rochas (material original), clima, relevo (paisagem e topografia), atividade biológica diversificada (ABD) e o tempo. Com atividades agrícolas, o processo de formação do solo sofre uma profunda mudança, principalmente nas interações entre os fatores abióticos (rocha, radiação solar, temperatura, vento, entre outros) e fatores bióticos (microrganismos, fungos, insetos, plantas e outros animais). Essa interação no desenvolvimento do solo agrícola é altamente complexa. E no sistema plantio direto, essas interações são diferentes daquelas que ocorrem com os solos expostos, derivados da agricultura convencional.  A construção de um solo altamente produtivo depende principalmente da qualidade de implantação da cobertura. Sem qualidade, a otimização tecnológica dos insumos fica comprometida.   A cobertura do solo (verde e morta) é norteada pela rotação de culturas, e o aporte de biomassa diversificada tem um efeito único e complexo nas condições ambientais das áreas de produção. A cobertura de biomassa, quando manejada de forma adequada, potencializa os efeitos benéficos da radiação solar, estabiliza a temperatura e a umidade no perfil e progressivamente vai construindo a bioestrutura ativa do solo. A formação do solo produtivo em regiões tropicais é dominada por processos biológicos, que são impulsionados pela presença contínua de uma biomassa de cobertura, daí a importância do sistema plantio direto evoluído, que equilibra a dinâmica da vida no solo, reduzindo progressivamente a dependência de insumos sintéticos, principalmente agrotóxicos. A dinâmica construtivista de solos produtivos varia acentuadamente nos diferentes biomas brasileiros, principalmente em comunidades biológicas estabelecidas.  A gênese do solo produtivo e sua interação com a cobertura biológica, que são processos complexos, não se adaptam bem a generalizações. No entanto, três conceitos são cruciais para compreender a interação entre o plantio direto e a construção de solos produtivos:

1. Solos produtivos, cobertura de qualidade e agricultores coevoluem a cada safra.
2. A contínua agregação, a fixação de carbono e a estabilidade hidrológica do plantio em nível fazem a grande diferença entre solos produtivos no sistema plantio direto e os solos descobertos no sistema convencional.
3. A rotação de culturas que privilegia a biodiversidade é fundamental para construir solos supressivos e ambientes resilientes.

Adotar um “sistema de proteção do solo” também é estratégico, para o desenvolvimento de ambientes produtivos, para melhorar a eficiência das plantas e principalmente manter e aumentar a renda do produtor. A proteção integra "solo-água-ar-vida-homem", com características para estabelecer um sistema de "prevenção-controle-remediação-supervisão", adequado a cada tipo de solo. A figura ilustra um perfil cultural em evolução e os elementos fundamentais para a manutenção da capacidade produtiva do solo.

* Pesquisador Científico do Instituto Agronômico de Campinas

plantio direto afonso peche
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Afonso Peche

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário