Estabilizadores de Nitrogênio, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 02/01/2024 10:12

Há um verdadeiro paradoxo na questão da nutrição das plantas. O nitrogênio, elemento mais abundante na atmosfera, é também o nutriente que deve ser fornecido em maiores quantidades para as plantas e, em especial para o milho durante a adubação, o que aumenta consideravelmente o custo de produção.

Em geral, o nitrogênio corresponde ao maior custo de produção do milho. Pesquisas indicam que a maior parte do nitrogênio aplicado nas lavouras é perdida, não sendo totalmente aproveitada pelas plantas.

Resultados preliminares de pesquisas na Universidade de Purdue, nos EUA, revelam que o Instinct Nxtgen, produzido pela Corteva, retarda o processo de nitrificação, mantendo o nitrogênio na forma de amônio, que é mais absorvível pelas plantas.

A pesquisa comparou vários tratamentos, incluindo o Instinct Nxtgen e formas não estabilizadas de nitrogênio. Os dados foram coletados para rendimento de milho, absorção de nitrogênio e disponibilidade no solo.

As parcelas que receberam nitrogênio tratado com o estabilizador Instinct Nxtgen produziram, em média, 18.020 kg/ha, enquanto aquelas com nitrogênio não estabilizado atingiram uma média de 17.930 kg/ha.

O estabilizador Instinct Nxtgen atrasa a conversão de amônio em nitrato após a aplicação de fertilizante nitrogenado, o que é crucial, pois o amônio é mais estável no solo, enquanto o nitrato é suscetível a perdas por lixiviação e desnitrificação.

Ao prolongar a disponibilidade de nitrogênio no solo por até oito semanas, o Instinct Nxtgen assegura que a forma mais eficiente de nitrogênio esteja disponível na zona radicular durante os estágios críticos de crescimento do milho, sendo especialmente benéfico para híbridos de alta produtividade.

A estabilização do nitrogênio proporcionada pelo Instinct Nxtgen mostra-se também particularmente benéfica quando aplicada antes de períodos chuvosos.

Quer saber mais sobre tecnologias agrícolas? Assista aos vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Por:
Prof. Aluizio Borem

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário