Novidades nos Fertilizantes e Herbicidas, por Prof. Aluizio Borem

Publicado em 23/01/2024 11:36

Superficialmente, pouco parece ter mudado no setor de fertilizantes e herbicidas de milho. Os produtores ainda utilizam muitos dos mesmos produtos fertilizantes nitrogenados, como a ureia e sulfato de amônio, que utilizam há décadas. O último novo local de ação do herbicida para milho e soja foi lançado há cerca de 25 anos.

No entanto, estão a caminho tecnologias que irão abalar este mundo aparentemente sem novidades. A seguir detalhamos um pouco do que está por vir:

Nitrogenados

Se o seu milho tem aquela tonalidade profunda, rica e “verde escura” é provável que parte disso se deva às aplicações comerciais de nitrogênio. Graças ao processo Haber-Bosch – descoberto por químicos alemães no início do século XX – que produz amônia usada em fertilizantes nitrogenados. Isso revolucionou a produção de milho.

A Nitricity é uma empresa que está usando eletricidade para produzir uma solução fraca de ácido nitrato como fonte de N para o crescimento das plantas. Fundada por uma equipe de estudantes de pós-graduação da Universidade de Stanford em 2018, a empresa de Fremont, Califórnia, usa nova tecnologia baseada em energia solar ou eólica de baixo custo no processo fabril.

Herbicidas

Novos locais de ação para milho e herbicidas atingiram o limite há cerca de 25 anos com a introdução dos herbicidas do Grupo 27 (Callisto, Balance Flexx). Desde que esses herbicidas inibidores de HPPD foram lançados, as empresas químicas não desenvolveram nenhum novo local de ação para herbicidas para milho e soja. Ainda assim, as empresas estão aprimorando os locais de ação dos herbicidas existentes. Um exemplo é o herbicida Surtain da BASF.

Surtain contém a versão reformulada do ingrediente ativo em Kixor, um herbicida do Grupo 14 (inibidor de PPO) que se uniu ao herbicida piroxassulfona do Grupo 15 (Zidua) para controle de grama. Surtain apresenta uma nova tecnologia de encapsulamento sólido que permitirá aos produtores aplicá-la na pré e pós-emergência no milho.

Pulverização inteligente

Por meio do aprendizado de máquina, os pulverizadores podem aplicar produtos químicos apenas em ervas daninhas e nada mais. Alguns sistemas incluem:

See & Spray. Essa tecnologia da John Deere visa plantas daninhas em milho, soja e algodão. A opção Premium é atualizada para determinados pulverizadores John Deere existentes.

Smart spray. Esta tecnologia foi criada através de uma joint venture entre a Bosch e a BASF Digital Farming, com integração liderada pelos engenheiros da Raven na CNH Industrial, e estará disponível comercialmente nos pulverizadores Case IH e New Holland. A Smart Spray também está colaborando com a Agco nos pulverizadores Fendt Rogator.

Pulverização Seletiva. O sistema da Greeneye Technology foi projetado para ser adaptado em pulverizadores já no mercado.

Bilberry. A Trimble adicionou este sistema ao seu portfólio de proteção de cultivos que já incluía o sistema de pulverização direcionado WeedSeeker 2.

Quer saber mais sobre o agro? Assista os vídeos do canal Agricultura A a Z: bit.ly/agronomiaAZ

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário