A importância do planejamento e da formação profissional, por Flávio França Jr.

Publicado em 09/11/2014 12:10 e atualizado em 12/11/2014 06:46
Flávio Roberto de França Junior é Analista de Mercado, Consultor em Agribusiness e Diretor da França Junior Consultoria.

Prezados amigos. Tenho recebido algumas mensagens de amigos produtores me perguntando se existe alguma fórmula mágica para o sucesso empresarial no mundo do agronegócio brasileiro. Como passar de produtor a empresário rural? Basicamente querem saber se existe um conjunto de regras em que possam se apoiar para que sua atividade econômica passe a dar certo, ou que possa melhorar ainda mais, caso já esteja apresentando desempenho positivo. Este texto traz então de forma compacta o meu pensamento sobre o assunto. 

Essencialmente entendo que são dois os termos essenciais nesse processo: planejamento e formação profissional. Por definição, planejamento é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional de uma ação administrativa. Pode até parecer óbvio, mas acompanhando os descalabros da administração pública deste país, e também, porque não dizer, de forma parcial da própria administração privada, é fácil perceber que planejamento não é o forte da nossa sociedade. Talvez até porque os maus exemplos se destaquem. Mas é tanto improviso, tanto absurdo, seja na administração privada, como principalmente na pública, que nos dá a impressão de que a maioria dos administradores leva a vida na base do açodamento, palavra com sentido contrário ao planejamento.

Nessa ótica, entendo que um produtor, ou qualquer outro agente do nosso agronegócio, precisa ter como “obcessão” a contínua busca de um bom planejamento. Para um produtor, melhor dizendo, para um empresário rural, por exemplo, o planejamento administrativo deve estar centrado em três grandes vertentes, embora existam outras ramificações: na gestão das compras de insumos; na gestão técnica e operacional das lavouras; e na gestão comercial da produção obtida. 

Entrando mais para o lado comercial, na qual tenho centrada a minha atividade profissional, podemos subdividir em quatro grandes pilares de uma empresa rural bem administrada: ter todos os números na mão, com dados passados (históricos), presentes e projetados, incluindo custos de produção, principais indicadores da atividade e preços; acompanhar permanentemente as flutuações desses indicadores; fazer gerenciamento de riscos de preços; e ter uma estratégia comercial geral definida, com objetivos e metas pré-estabelecidos.

Algumas pessoas podem visualizar todas essas ramificações do planejamento e se cansar somente com a leitura. Mas meu caro, não tem outro jeito. E aí é que entra a importância da formação profissional. Por definição, formação profissional deve ser entendida como o processo global e permanente pelo qual as pessoas, através da aquisição e desenvolvimento de competências, se preparam para o exercício de uma atividade profissional ou para a melhoria do seu desempenho. Se você não tem o domínio de todas essas atividades (o que é realmente muito raro), alguém na sua empresa precisa ter. Ninguém nasce sabendo tudo. Pode até possuir dons especiais em algumas dessas áreas. Mas não poderá fugir de gastar bastante tempo em aprendizagem e formação profissional, seja pessoal, seja principalmente de sua equipe. 

Com exemplo de atividade que pode contribuir fortemente para a formação e melhoria da gestão comercial sua e de sua equipe, temos o Curso de Introdução ao Mercado de Soja, que é frequentemente realizado pela França Junior Consultoria (os próximos marcados são no dia 3 e 4 em Porto Alegre, e 10 e 11 em São Paulo. Para maiores informações consulte www.francajunior.com.br). Esse curso de formação profissional já teve a participação de mais de 5.000 mil agentes do nosso agronegócio, em mais de 20 anos de realização. Entre outros aspectos, durante dois dias é possível entender, por exemplo, como é o funcionamento do mercado de soja físico e de exportação, seja nos principais aspectos da produção e do consumo, seja no processo de formação de preços. São discutidas as principais tendências de curto e longo prazos para todos esses fatores E são explicados e analisados os principais instrumentos de gerenciamento de riscos de preços, incluindo mercado a termo, mercado de futuros e mercado de opções.  

Então meus caros, mãos à obra. Investido suas energias nesses dois termos, planejamento e formação profissional, você certamente estará caminhando a passos largos na direção da consolidação e do crescimento de sua empresa.  

Um “AgroAbraço” a todos!!!

www.francajunior.com.br e [email protected] 

 

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Fonte:
França Junior Consultoria

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