A tecnologia do milho VT Pro 2 garante "ponte verde" e coloca em risco o cultivo do milho safrinha, por Valdir Fries

Publicado em 11/11/2014 12:48 e atualizado em 11/11/2014 14:35
Por Valdir Edemar Fries, produtor rural em Itambé/PR

O cultivo do milho safrinha é uma prática que se consolidou em grandes regiões produtoras do Brasil. O melhoramento genético das sementes tem proporcionado um material que garante plantas cada vez mais resistente ao tombamento, cultivares de plantas menos suscetíveis a incidência de doenças fúngicas e bacterianas, que somado ao manejo e à tecnologia usada nos tratos culturais no decorrer do ciclo da cultura, têm garantido ao produtor rural um constante aumento da produtividade em suas lavouras de milho ao longo dos anos, e consequentemente, a viabilidade econômica da produção do milho safrinha, cultivado logo após a colheita da cultura da soja.

Estamos em meio ao cultivo de verão…Neste período, a soja é a principal lavoura cultivada nas regiões de milho safrinha.

E o que vimos/ouvimos neste período é um debate cada vez mais acirrado em relação à questão do VAZIO SANITÁRIO DA CULTURA DA SOJA… Uma vez que alguns produtores rurais de determinadas regiões tem realizado a prática do cultivo da soja sobre soja…

Com o objetivo de diminuir os riscos de incidência de doenças e proliferação das pragas das lavouras de soja…No caso da soja, pesquisadores e técnicos tem alertado a cada instante quanto a questão do vazio sanitário, inclusive propondo o aumento do período do vazio sanitário de 90 dias já determinado em Lei, e ou até a proibição do cultivo da soja sobre soja para se diminuir os riscos da cultura.

De outro lado temos a cultura do milho safrinha, que deve se iniciar o cultivo de 2015 em menos de 90 dias… Mesmo assim, o que vimos são cada vez mais lavouras de soja infestadas de plantas de milho…

São plantas de milho resistente ao glifosato, que para o seu controle, o produtor rural tem que aumentar os gastos com herbicidas específicos, e em muitos casos, na base da “economia” certos produtores deixam de fazer o controle especifico, e estas plantas que levam a tecnologia VT PRO2, são as invasoras que agora hospedam a proliferação das principais pragas da cultura do milho, o que pode inclusive colocar em risco toda tecnologia BT, conforme já registrei em artigo (https://www.noticiasagricolas.com.br/artigos/artigos-geral/132465-grande-risco-de-perda-do-potencial-da-tecnologia-bt–com-o-cultivo-do-milho-vt-pro2-seguido-de-soja-rr.html#.VF_9sfnF-To)… Assunto já debatido em relação ao registrado na Análise do uso de MILHO VT PRO2 seguido de SOJA RR …

Milho Valdir Fries 1

Passaram-se um ano, e com exceção do consultor técnico do PROJETO SOJA BRASIL, o pesquisador Aureo Lamtmann, que acompanha as expedições feitas pelo CANAL RURAL, é um dos únicos profissionais que tem alertado para o fato… Inclusive já mostrou no ano de 2013 o aumento das lavouras de soja com alta infestação de plantas de milho no Estado do Mato Grosso… O restante dos técnicos mesmo que de instituições públicas (ao que eu saiba), não tem dado a devida importância para esta questão. Uma questão de risco, que se não for pior, ao minimo os riscos de sanidade que a cultura do milho vem sofrendo se igualam às questões de sanidade da cultura da soja.

Por falta de se discutir tecnicamente, e se definir Legalmente um período de vazio sanitário (levando em conta também à eliminação de plantas  de milho em meio as lavouras de soja), principalmente para as regiões produtores de milho safrinha, certamente o cultivo do milho deve sofrer consequências de sanidade, pondo em risco inclusive toda tecnologia BT/VT PRO.

A tecnologia BT/VT PRO que tantos resultados positivos tem proporcionado ao produtor rural com a redução dos custos no controle das principais pragas…. Porém devido à TECNOLOGIA VT PRO2 que leva a tecnologia de resistência ao glifosato, nos mostra na pratica, lavouras de soja cada vez mais infestadas com invasoras de plantas da cultura do milho, garantindo a chamada PONTE VERDE para o aumento da incidentaria de doenças e a proliferação das pragas do milho.

Valdir Fries 2

Neste ano de 2014 aumentou em muito o uso/plantio de cultivares VT PRO2, fator que se deu principalmente porque as cultivares mais produtivas colocadas no mercado traziam a tecnologia… Isto ocorreu porquê as produtoras de semente priorizaram a produção de sementes com a tecnologia VT PRO2 introduzidas nas melhores cultivares. Este fato forçou e/ou obrigou muitos produtores a cultivarem suas lavouras com milho VT PRO2… O uso desta tecnologia, nos leva a constatar hoje o aumento de áreas de soja infestadas com plantas de milho.

Ou a pesquisa e os Departamentos de Defesa Sanitária Vegetal tomam a iniciativa de regularizar a questão de controle da infestação de plantas de milho para se evitar a PONTE VERDE, ou toda tecnologia de cultivo de milho safrinha estará comprometida dentro de um curto espaço de tempo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Valdir Fries

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário