Setor agro discute operações de barter em cenário de supersafra no dia 17 em SP

Publicado em 10/09/2013 16:41 e atualizado em 01/03/2020 12:33
Gerenciamento de riscos das operações, projeções de futuro, busca de melhores resultados e necessidade de maiores e melhores controles são alguns dos temas do II Fórum Barter Brasil, que acontecerá no próximo dia 17, em São Paulo

Aprender com as dificuldades ocorridas este ano durante a supersafra de soja e milho, gerenciar os riscos das operações de barter de modo profissional e tirar desse sistema o máximo em benefícios são os próximos desafios enfrentados pelo setor agro que, cada vez mais, utiliza em suas rotinas de negócios essa operação de troca de uma parte da própria produção agrícola por insumos necessários à lavoura.
Para discutir os novos rumos, as tendências e os desafios dessas operações, executivos de empresas de sementes, defensivos, fertilizantes, tradings, cooperativas, consultorias, bancos e da BM&F participam do II FÓRUM BARTER BRASIL, no dia 17 de setembro, das 14 às 19 horas, no auditório da Dow AgroSciences, em São Paulo.

As dificuldades logísticas – como o alto preço do frete do milho safrinha, a falta de estrutura para escoamento da produção e a falta de armazéns – também será tema de discussão durante o II Fórum Barter. Nesse contexto, os principais players abordarão os desafios do setor durante o evento. Artur Manoel Passos, analista de commodities do Itaú BBA, falará sobre os cenários projetados para as commodities em 2013/2014 durante o Fórum.
 
Profissionalização e Maximização de Resultados

Evento gratuito realizado pela Success Tecnologia, empresa que desenvolve sistemas customizados de barter para o setor, o II Fórum abordará, entre outros temas, a necessidade de profissionalização dessa modalidade, bem como maximizar os resultados essa operação, independente do tamanho da empresa.

Oscar Julio Burd, presidente da Success Tecnologia, explica que, das dez maiores empresas nacionais de sementes, adubos e defensivos, com faturamento de R$ 37 bilhões no ano passado, quatro utilizam sistemas especializados para os controles das operações de Barter. As empresas usuárias faturaram R$ 17 bilhões em 2012. “É um novo momento de se discutir quais as vantagens desses sistemas, as dificuldades e os ganhos obtidos com isso”. Na abertura do evento, Burd falará sobre foco estratégico das operações de barter no Brasil.
 
Análise e Prevenção de Riscos na visão do Rabobank

Durante o evento, Lilian Laxer, Sênior Banker do Rabobank, fará a palestra “A visão prática do Rabobank sobre a análise e a prevenção dos riscos de operações de barter”. Há seis anos o banco fez sua primeira operação de barter. Hoje, no modelo adotado pela instituição, o contrato é fechado com o produtor ou distribuidor e o valor contratado é desembolsado diretamente à empresa fornecedora de insumos. Após a colheita, os produtos agrícolas são entregues numa trading, que liquida o financiamento com o banco. O Rabobank, especializado em agroindústria, opera em mais de 40 países, mas financia operações de barter, neste modelo, apenas no Brasil.
 
Ampliação das operações de barter
A BASF estima que as operações de barter com as culturas de soja, milho, algodão, café e cana-de-açúcar (açúcar e etanol) responderão por 40% de seu faturamento nos próximos dois anos.

Segundo Patricia Ambrosio, gerente de Departamento de Operações Comerciais e Performance Modelo da Unidade de Proteção de Cultivos da BASF para o Brasil, o barter é uma forte ferramenta de mitigação de risco com facilidade de acesso aos insumos. “O produtor tem segurança quanto ao preço da commodity e a quantidade de sacas para compra dos defensivos”, complementa. A empresa planeja expandir suas operações de Barter para a Argentina e Leste Europeu em breve.

Marcelo Gavazzi, gerente de operações de barter da Ihara, explica que as operações requerem muita estratégia. “Nosso diferencial é atuar nas commodities por meio de parceiros com garantia de preço mínimo, oferecendo participação na alta. Este foi um ano de estreitamento e fortalecimento das parcerias com nossos clientes e tradings de primeira linha. Agora buscamos soluções para outras culturas, como algodão, café, açúcar e milho”, explica Gavazzi.
 
Mesa Redonda
Patrícia Ambrósio e Marcelo Gavazzi participarão, juntamente com César Vieira Junior, da Dow AgroSciences, Oscar Burd, da Success Tecnologia, e Lilian Laxer, do Rabobank, da mesa redonda que fechará o evento.
 
Inscrições gratuitas e informações:  www.success.srv.br/iifbb

Serviço:

II FÓRUM BARTER BRASIL

Dia 17 de setembro, das 14 às 19 h

Auditório da Dow AgroSciences

Condomínio Rochaverá – Edifício Diamond Tower - térreo

Avenida das Nações Unidas, 14171 – São Paulo

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
AI II Fórum Barter Brasil

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário