Controle biológico de pragas ganha força na região de Passo Fundo

Publicado em 30/10/2014 15:20

Com os objetivos de reduzir o uso de químicos em lavouras, os técnicos da Emater/RS-Ascar, regional de Passo Fundo, têm constantemente passado por cursos de capacitação e atualização. Nesta quarta-feira (29/10) cerca de 30 técnicos estiveram reunidos no Instituto São Carlos, em Passo Fundo, para uma capacitação sobre controle biológico e manejo de pragas nas culturas de milho e soja.  

Para o gerente regional adjunto, Jorge Buffon, a “ecologização” é um processo lento, mas com bons resultados. “Se conseguirmos a redução de pelo menos uma aplicação de químicos nas lavouras a cada safra, já será um grande avanço, com a redução de um grande volume de veneno aplicado. Ganha o meio ambiente, ganham os produtores e os consumidores”, avaliou. Ele afirma que é importante buscar informações sobre os produtos de controle biológico disponíveis no mercado, saber como funcionam para auxiliar aos produtores no momento de tomada de decisão.

Estiveram presentes os representantes das empresas Koppert, Álvaro Polese e Rodrigo Rodrigues, e da Simbiose Agro, Cláudio de Conto e Arthur Soares. Para o agrônomo Rodrigo Rodrigues, a capacitação tem uma grande importância no processo de redução do uso de químicos. “Não temos a utopia de tornar tudo orgânico, mas queremos fazer uma agricultura mais sustentável. Se em todos os estados parassem para pensar se a forma que se está fazendo é certa, teríamos mais resultados. Recomendamos o biológico sempre que possível e o químicos, sempre que necessário”, analisou.

De acordo com o agrônomo e assistente técnico regional da Emater/RS-Ascar, Cláudio Dóro, a meta para essa próxima safra é fazer o controle biológico em dois mil hectares da região cultivados com milho e soja. “Na safra passada fizemos o controle biológico em 375 hectares de milho, com 54 produtores de 40 municípios. Tivemos bons resultados e estamos ampliando essa área”, disse Dóro.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Emater RS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário