Conab contrata mais de R$ 320 milhões no Programa de Aquisição de Alimentos em 2014
Em 2014 a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) operacionalizou mais de R$ 320 milhões no âmbito do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). Esses recursos devem beneficiar mais de 48 mil agricultores familiares. O valor ultrapassa em mais de 40% o registrado no ano passado.
"O resultado é bastante positivo, visto que este foi um ano de reestruturação do programa. Mesmo com as mudanças nos normativos, a execução mostrou uma boa recuperação", ressalta o Diretor de Política Agrícola e Informações, João Marcelo Initini.
São Paulo e Rio Grande do Sul foram os estados que registraram o maior volume de recursos, seguidos de Bahia e Alagoas.
A execução de cada Estado está relacionada a uma série de fatores, como o nível de organização produtiva e a capacidade de agregar valor à produção. Assim, um estado com menor número de produtores pode ter maior valor investido.
"O Programa tem ajudado a gerar emprego e renda para os trabalhadores no campo e também a garantir a segurança alimentar de muitos brasileiros. Nosso próximo desafio é qualificar ainda mais a produção e comercialização, de modo a garantir o acesso da população a uma alimentação saudável e de qualidade", pondera Intini.
O PAA fomenta o fortalecimento econômico dos agricultores familiares e suas organizações, por meio da aquisição de alimentos de sua produção. Os alimentos adquiridos são destinados ao abastecimento da rede sócio assistencial e também dos equipamentos públicos de Segurança Alimentar e Nutricional como os restaurantes populares e as cozinhas comunitárias.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli