FAO espera mais produção, demanda mais lenta e redução de preços agrícolas

Publicado em 01/07/2015 11:11

Mais produção, com maior produtividade e um crescimento menor da demanda global, levando a uma redução dos preços reais de produtos agrícolas. Esta é a conclusão do relatório de perspectivas para a agricultura para o período de 2015 a 2024 (Agricultural Outlook 2015-2014), lançado nesta quarta-feira (1/7) pela Organização de Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) e a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO).

“Preços mais baixos do petróleo contribuirão para menores preços de alimentos, por puxarem para baixo os custos de energia e fertilizantes e removerem os incentivos à produção de combustíveis de primeira geração por meio de alimentos”, diz o comunicado divulgado no site oficial da FAO.

Para as organizações responsáveis pelo relatório, o comércio global agrícola deve crescer de forma mais lenta nos próximos anos. O estudo acentua ainda que tende a aumentar a concentração das exportações de commoditiesagrícolas em poucos países, enquanto as importações se manterão dispersas em um grande número de nações.

O documento ressalta, no entanto, que o papel mais central de um grupo pequeno de nações no crescimento da produção de commodities eleva os riscos ao mercado. Já do lado da demanda, mesmo mais lento que nos últimos anos, é esperado um aumento, especialmente nos países em desenvolvimento, onde a maior da renda e a urbanização tendem a levar a mudanças em hábitos alimentares.

“O aumento da renda levará os consumidores a manterem a diversificação de suas dietas, notadamente com o aumento do consumo de proteínas animais. Como resultados, preços de carnes e lácteos devem ser maiores em relação aos de grãos”, avalia a FAO.

Leia a notícia na íntegra no site Revista Globo Rural.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Revista Globo Rural

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário