Na Folha: Custo de produção cai e compensa parte da queda de preços para produtores nos EUA, por Mauro Zafalon

Publicado em 31/07/2015 07:53

Sem a ajuda do dólar, como no Brasil, os produtores norte­americanos amargaram uma queda de 7% nos preços recebidos no final de junho em relação a igual período do ano passado.

Uma das vantagens desses produtores foi que os custos também caíram, mas com intensidade menor: menos 4% no período.

O mais prejudicados são os produtores de grãos, cuja queda acumulada nos preços recebidos no período foi de 11%. Já os do setor de carnes tiveram redução de 5,5%, puxada pelo recuo nos preços recebidos pelos produtores de suínos: ­30%.

Os pecuaristas, devido à queda na oferta de carnes e rebanho reduzido, conseguiram uma alta de 7% no mesmo período.

Em compensação, eles têm uma vantagem bem distante dos brasileiros. Os custos de produção caíram 4%, puxados principalmente pelo recuo de 35% no preço dos combustíveis utilizados no campo.

Os produtores estão pagando 8% menos pelos fertilizantes neste ano em relação a 2014 e 2% menos pelos produtos agroquímicos. Os inseticidas caíram 4,5%. Outro item de grande peso na formação dos custos, as sementes tiveram preços estáveis para os produtores norte­americanos, segundo o Usda (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos). 

Colheita de café atinge 60% em Minas Gerais 

A colheita de café da safra 2015/16 avança em Minas Gerais e já supera 50%, segundo dados do Cepea (Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada).

Na zona da Mata, o volume colhido já atinge 60% do esperado. No cerrado e no sul do Estado, o percentual é de 50%. Em algumas regiões de São Paulo e do Paraná, outros importantes Estados produtores, a colheita já se aproxima dos 60% neste final de mês.

Leia a notícia na íntegra no site Folha de S.Paulo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Folha de S. Paulo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário