Desvalorização do euro sugere preços mais firmes para o pó de cacau

Publicado em 31/07/2015 11:08
Com tendência de alta, subproduto tende a ajustar a margem de esmagamento da commodity

Presente em qualquer confeito com sabor de chocolate, o pó de cacau deve assumir trajetória de alta nos próximos meses. Isso acontece porque, com a demanda reprimida na Europa (o continente que mais consome a commodity no mundo) e a recente alta da amêndoa, a margem do esmagador está comprimida.

Esse desestímulo do processamento de cacau acaba reduzindo a disponibilidade dos subprodutos. Como consequência, há incremento dos preços e, finalmente, a recomposição da margem. O aumento no atual patamar do esmagamento, portanto, acaba puxando os preços do pó para cima em relação aos preços do cacau.

Para explicar essa tendência, a consultoria INTL FCStone considerou três cenários possíveis para o movimento dos preços dos subprodutos de cacau em estudo lançado nesta sexta-feira (31). Os determinantes considerados foram a relação Euro – Dólar e a força da demanda europeia.

Segundo a INTL FCStone, considerando as variáveis mais prováveis durante os próximos meses – a demanda europeia firme e a desvalorização do euro – o consumo europeu deve manter-se estável e com leve recuperação da renda. O euro, entretanto, continua a se desvalorizar – seja pelos problemas no bloco, seja pela ação do Banco Central Americano. Este cenário aumentaria tanto os ratios da manteiga e do pó, como também as margens de esmagamento.

Independentemente do cenário nos próximos meses, algumas situações necessariamente ocorrerão, conforme explica o Diretor de Inteligência de Mercado da consultoria, Thadeu Silva. “A margem de esmagamento deve subir, uma vez que ela está muito comprimida e quase insustentável. Ainda que ocorra uma estabilidade da relação Euro – Dólar e recuperação da economia europeia, haveria aumento no atual patamar da margem”, resume.

Já as cotações da manteiga -  utilizada na produção de chocolates finos e consumida sobretudo na Europa - estão estáveis em euros e se desvalorizam em dólar junto com a moeda europeia. O futuro da atividade econômica do continente, neste semestre, determinará os preços deste subproduto.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
INTL FCStone

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário