VBP agropecuário cresce 5% em Mato Grosso

Publicado em 03/08/2015 08:10


Em julho, o Imea realizou a terceira estimativa do Valor Bruto da Produção (VBP) para o ano de 2015. A nova estimativa trouxe números maiores, se comparada com a realizada em março/15, totalizando aumento de quase 5%. 

Com os preços mais remuneradores para as principais commodities de Mato Grosso e a expectativa de maior produção para o milho, o VBP 2015 foi para R$ 45,70 bilhões, ante os R$ 43,64 bilhões estimados anteriormente. Em relação ao ano passado, o VBP cresceu 4% alterando seu movimento, que era de estabilidade, para crescimento. 

Desta forma, o crescimento do setor agropecuário tem possibilitado oportunidades, segurando o saldo de empregos e, consequentemente, contribuindo para o PIB do Estado. Neste sentido, nota-se que, apesar da instabilidade econômica e política do país atualmente, o setor agropecuário do Estado vem demonstrando números positivos e colaborando para a economia de Mato Grosso e do Brasil.

AGRICULTURA PUXA O VBP

A agricultura de Mato Grosso atualmente ocupa a maior fatia do VBP agropecuário. A nova estimativa demonstra que a agricultura participa com 74% no total do VBP, enquanto o setor da pecuária conta com 26%. Se avaliado cada setor em específico, nota-se que a soja e o milho são os principais protagonistas da agricultura, com representatividade de 50% e 11%, respectivamente, no VBP. 

Em relação à estimativa anterior, o milho aumentou sua expressividade devido à maior expectativa de produção para a safra 2014/15 e os preços mais elevados nos últimos meses. A soja e o algodão também colaboraram para alavancar o VBP total, pois o impacto positivo dos preços internacionais e a taxa de câmbio contribuíram para o aumento das cotações internas. 

Do lado da pecuária, o principal setor é o de bovinos, com participação de 20% no VBP total, que, apesar de ter atingido patamares elevados nas cotações, tem a expectativa de menor abate neste ano devido à oferta restrita. 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Imea

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário