Estudo europeu confirma segurança dos transgênicos para alimentação

Publicado em 05/02/2016 15:05

O projeto Avaliação de Risco de Transgênicos e Comunicação das Evidências (GRACE, na sigla em inglês) divulgou os resultados de testes sobre a segurança de organismos geneticamente modificados (OGM) para a saúde animal. Os cientistas alimentaram ratos com uma variedade transgênica de milho aprovada em diversos países do mundo, incluive na União Europeia. Os resultados dos dois grupos de análise (período de 90 dias e de um ano) revelaram que não há qualquer indicação de que o milho GM cause efeitos adversos. O trabalho, financiado pela União Europeia, é considerado de longo prazo.

Na variedade de milho utilizada no estudo (MON 810), foi introduzido um gene de resistência a insetos para que a planta expressasse a toxina inseticida Bt. Dessa maneira, o vegetal passou a ser resistente a pragas da ordem das lepdópteras. Esse milho está liberado para cultivo no Brasil desde 2007, sendo aprovado também nos Estados Unidos, Argentina, China e em muitos outros países.

Além disso, o projeto GRACE estabeleceu novos métodos de coleta e análise dos dados preexistentes sobre segurança dos OGM para a saúde humana, animal e para o meio ambiente, bem como seus impactos sócio-econômicos e benefícios. Esses novos testes confirmaram as conclusões de estudos anteriores, reiterando, por exemplo, que as plantas transgênicas resistentes a insetos (Bt) não têm efeitos sobre organismos não alvo, a exemplo de besouros, borboletas e microrganismos do solo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CIB

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

1 comentário

  • Cleverson Wesley Fiuza Lorini Katuete

    Que piada de artigo. Este GRACE project é aparelhado pela industria e omitiram os problemas achados nos ratos alimentados com MON810 como mostrado nos links abaixo. Seria bom se este site fosse menos bobinho sobre este assunto.

    http://www.gmwatch.org/news/latest-news/15890-eu-s-rat-feeding-trial-with-mon810-maize-has-industry-s-footprints-all-over-it

    http://www.gmwatch.org/news/archive/2014/15749-suspected-manipulation-of-eu-funded-animal-feeding-study-with-gm-maize

    http://www.gmwatch.org/index.php/news/archive/2015-articles/15992

    0