Agropecuária paranaense impede tombo ainda maior do PIB do estado
Enquanto o Produto Interno Bruto (PIB) nacional apresentou queda de 5,4% no primeiro trimestre de 2016, comparado ao mesmo período do ano passado, o PIB paranaense registrou uma trajetória mais suave, com recuo de 2,4% na mesma comparação, segundo o Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (IPARDES).
O Estado apresentou trajetória mais suave para todas as atividades, com destaque para a agropecuária que impediu que o PIB tivesse um tombo ainda maior, sendo a única atividade a ter desempenho positivo. Nos últimos doze meses a agropecuária paranaense cresceu 1,3% enquanto a agropecuária nacional recuou 1%. A indústria paranaense recuou 6,9%, e a nacional 7,3%. O setor de serviços no Paraná apresentou recuo de 1,2%, enquanto no nacional, o recuo foi de 3,7%, segundo o IPARDES.
No primeiro trimestre de ano, comparado ao primeiro trimestre de 2015, a agropecuária paranaense apresentou recuo de 0,3%, devido à quebra de safra que impediu que o resultado fosse melhor. Segundo avaliação do IPARDES “o Paraná, por sua própria estrutura econômica, com forte presença do agronegócio e das exportações, terá uma velocidade de recuperação mais rápida”.
A taxa de desemprego no interior do Estado está em 7% enquanto no Brasil a média é de 11,2% . Segundo o Caged, em abril foram perdidos 1.163 vagas de empregos formais no Estado. A agropecuária contribuiu com a criação de 317 vagas formais, enquanto outras atividades acumularam perdas.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli