Venda de máquinas avança e gera otimismo nas montadoras

Publicado em 14/06/2016 08:26

Apesar da safra recorde, dos altos preços das commodities e de linhas de crédito razoavelmente vantajosas, o mercado de máquinas agrícolas continua patinando no Brasil. No acumulado do ano, as montadoras amargaram com uma queda de 36% no volume de vendas em comparação com o primeiro quadrimestre do ano passado.

No entanto, mesmo com um cenário desfavorável, as empresas estão confiantes. De acordo com dados da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), em maio, pela primeira vez neste ano, as empresas registraram um crescimento de 19,3%. Ao todo, foram vendidas 3.444 unidades. Embora seja um volume maior do que no mês anterior. O dado representa uma queda de 16,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado.

Segundo as empresas, o resultado de maio é um reflexo dos negócios fechados em feiras agrícolas espalhadas pelo país e do Programa de Modernização da Frota de Tratores Agrícolas e Implementos Associados e Colheitadeiras (Moderfrota), em que a taxa de juros era de 7,5% ao ano, abaixo da taxa Selic (14,15%) e da inflação de 2015 (10,67%). “Esperamos um cenário de estabilidade até o final do ano e acreditamos que o crescimento do agronegócio deve ser retomado no final do ano e início de 2017. Também acreditamos que teremos safras recordes”, afirma o diretor Comercial da Case IH, César Di Luca.

Segundo o diretor comercial da Massey Ferguson, Rodrigo Junqueira, os produtores rurais estão cautelosos, mas eles sabem que para garantir a boa rentabilidade de suas lavouras será necessário manter o planejamento. “E consequentemente a renovação da frota e as novas aquisições, principalmente optando por produtos mais tecnológicos”, diz.

Leia a notícia na íntegra no site Gazeta do Povo.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Gazeta do Povo

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário