IGP-M acelera alta a 1,69% em junho com pressão de agropecuários no atacado, aponta FGV

Publicado em 29/06/2016 10:58

logo mini reuters noticias

SÃO PAULO (Reuters) - Os preços dos produtos agropecuários no atacado pressionaram com força o Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) em junho, que acelerou a alta a 1,69 por cento contra avanço de 0,82 por cento em maio, informou a Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta quarta-feira.

O resultado ficou acima da expectativa em pesquisa Reuters, de alta de 1,50 por cento segundo a mediana das projeções.

Segundo a FGV, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA), que mede a variação dos preços no atacado e responde por 60 por cento do índice geral, avançou 2,21 por cento no período, após alta de 0,98 por cento no mês anterior.

Somente os produtos agropecuários no IPA tiveram alta de 5,89 por cento neste mês, acelerando ante o avanço de 2,58 por cento no mês anterior.

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), com peso de 30 por cento no índice geral, por outro lado desacelerou a alta a 0,33 por cento, após subir 0,65 por cento em maio.

A FGV destacou no IPC a contribuição de Saúde e Cuidados Pessoais, cujos preços tiveram alta de 0,67 por cento contra 2,21 por cento por maio, favorecidos pelo alívio no item medicamentos em geral.

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 1,52 por cento em junho, contra avanço de 0,19 por cento no mês anterior.

O IGP-M é utilizado como referência para a correção de valores de contratos, como os de energia elétrica e aluguel de imóveis.

(Por Camila Moreira)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário