Brasil e Canadá debatem agenda bilateral do agronegócio, em Ottawa
Os principais temas do comércio agropecuário entre Brasil e Canadá serão discutidos na 8ª Reunião do Comitê Consultivo Agrícola (CCA) Brasil-Canadá, que acontece nesta segunda-feira (25) e amanhã em Ottawa, capital canadense. O encontro conta com a participação de três representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento: o secretário interino de Relações Internacionais do Agronegócio (SRI), Odilson Ribeiro Silva, o diretor de Inspeção de Origem Animal da Secretaria de Defesa Agropecuária, José Luís Vargas, e o assessor do Departamento de Negociações não Tarifárias da SRI, Filipe Lopes.
A delegação brasileira defenderá a abertura do mercado de carnes bovina e suína in natura. O Brasil também pedirá apoio ao Canadá para a candidatura do fiscal federal agropecuário Guilherme Costa à presidência da Comissão do Codex Alimentarius, referência internacional para a solução de disputas sobre inocuidade alimentar e proteção à saúde do consumidor. Do lado canadense, o interesse é pela venda de produtos como bovinos vivos, sêmen e embrião de ovinos e caprinos. Temas como a cooperação técnica entre os dois países e o alinhamento para negociações na Organização Mundial do Comércio e outros fóruns internacionais também estão na pauta da reunião.
O Canadá ocupa a 22ª posição entre os destinos dos produtos agrícolas brasileiros. Entre janeiro e junho deste ano, as vendas para o país renderam US$ 188 milhões, com destaque para o açúcar e o café. Já o Brasil importou do Canadá US$ 42 milhões no mesmo período. Os principais produtos foram lentilhas e ervilhas, rações para animais e trigo.
Depois dos dois dias de reunião no Canadá, o secretário Odilson Ribeiro Silva, José Luís Vargas e Filipe Lopes vão integrar a comitiva do ministro Blairo Maggi, que participará do CCA Brasil-Estados Unidos, em Washington, na próxima quinta-feira (28).
Comitês
O CCA do Brasil com o Canadá foi criado há dez anos com o propósito de intensificar as relações no setor agrícola, expandir o fluxo comercial entre as duas economias e promover o intercâmbio de conhecimentos técnico-científicos.
Além do Canadá e dos Estados Unidos, o Brasil mantém comitês consultivos com China, Coreia do Sul, Indonésia, Rússia e Ucrânia. A criação de CCA’s com a Índia e o Irã está em fase de negociação.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli