Ministros da Agricultura do Brasil, da Argentina e do Uruguai reforçam parcerias

Publicado em 29/08/2016 15:48
Acompanhado do governador José Ivo Sartori, Blairo Maggi se reuniu com Ricardo Buryaile e Tabaré Aguerre

Os ministros da Agricultura do Mercosul se encontraram na 39ª Expointer, em Esteio (RS). Blairo Maggi, do Brasil; Ricardo Buryaile, da Argentina; e Tabaré Aguerre, do Uruguai; se reuniram na casa do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), no Parque Assis Brasil, para tratar de questões comuns aos três países do Cone Sul. O governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartoni (PMDB), participou das reuniões.

Na reunião com os argentinos, Blairo adiantou que um dos temas a serem tratados na viagem à Ásia, que liderará a partir desta terça-feira (30), é a questão da soja. Segundo o ministro, Estados Unidos, Brasil e Argentina produzem 90% do mercado de grão da soja e precisam ajustar posição para conversar com a China, que impõe barreiras à exportação de farelo.

Já o ministro argentino avaliou o encontro como mais um passo para o incremento das relações comerciais entre os dois países e para que busquem, juntos, novos mercados. Os principais pontos abordados foram as questões sanitárias e o intercâmbio na área da pesquisa. Entre as parcerias que a Argentina busca com o Brasil, uma visa a agregar valor à soja.

Uruguai

Após a reunião com a comitiva da Argentina, Maggi e Sartori conversaram com o ministro da Agricultura do Uruguai, Tabaré Aguerre.

No encontro, foram tratadas questões referentes à criação de uma política comum de controle de enfermidades transfronteiriças para garantir a qualidade e a competitividade dos produtos do bloco e importação de produtos lácteos pelo Brasil.
Os dois encontros ocorreram nesse domingo (28).

*Com informações do governo do Estado do Rio Grande do Sul

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Mapa

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário