FAESP alerta que aumento da Selic encarecerá crédito rural

Publicado em 19/03/2021 08:26

Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP), disse que a elevação da Selic em 0,75 ponto percentual, acima da previsão do mercado, de 0,5, terá como consequência o encarecimento do crédito rural nas instituições financeiras e dificultará sua contratação pelos produtores.

"Esperamos que esse aumento, no qual o Copom agiu com mão pesada, tenha rápido efeito na contenção da pressão inflacionária, para que os próximos ajustes eventualmente necessários sejam feitos em doses menores e com maior rapidez, a fim de acarretar menor impacto nos juros reais". Contudo, é importante lembrar que parte da pressão inflacionária tem origem em commodities cotadas em dólares e na variação cambial, de modo que elevar o juro não produzirá o efeito esperado.

No novo contexto da Selic, o Plano Agrícola e Pecuário 2021/2022 do Governo Federal assume importância ainda maior, pondera Meirelles. "Na edição 2020/2021, ocorreram avanços importantes, mas os juros das linhas de crédito rural ainda ficaram acima da expectativa. Também há necessidade de aumento da subvenção do seguro rural e outros pontos a serem aperfeiçoados". Porém, ressalva, as dificuldades orçamentárias do Governo Federal são conhecidas e a taxa básica de juros mais elevada implica exigência maior de recursos para os programas do Plano Agrícola e Pecuário.

O presidente da FAESP revela que a entidade está fazendo ampla consulta aos produtores paulistas sobre o novo plano, por meio dos sindicatos rurais, para formular sugestões concretas e realistas a serem encaminhadas ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. "Especial atenção deve ser dada às sugestões de aperfeiçoamento das regras de enquadramento das linhas de financiamento destinadas aos produtores familiares e aos médios estabelecimentos agrícolas, bem como às condições do crédito para custeio, comercialização e investimento", ressalta Meirelles, reiterando que "esses aspectos ganham mais relevância num cenário de juros mais altos".

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Faesp

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário