Agro Resenha Podcast #253 - Aquacultura orgânica no nordeste
Marcia Kafensztok é produtora de ostras e camarões e está à frente de primeira fazenda de aquacultura orgânica certificada do Brasil. Por conta de uma fatalidade (o falecimento de seu marido), ela decidiu assumir a gestão do Sítio São Felix, em Tibau do Sul-RN, mesmo tendo como formação o Design Gráfico, e hoje é referência na aquacultura brasileira.
Este ano a Marcia foi reconhecida em primeiro lugar pelo Prêmio Mulheres do Agro 2021 na categoria pequena propriedade, por gerenciar uma produção de 40 hectares de camarões e ostras no Rio Grande do Norte, ainda que este processo tenha sido um enorme desafio após o falecimento de seu marido, o idealizador do projeto.
Foi interessante ver que a força de vontade e o sentido de propósito do negócio foram essenciais para que ela continuasse este projeto, mesmo após o acontecido. Ademais, ficou claro que a humildade para pedir ajuda em um momento de vulnerabilidade é a maior demonstração de força que um ser humano pode ter. Além disso, nenhum conhecimento adquirido ao longo da vida é desperdiçado, já que até o Design Gráfico foi essencial para ajudá-la neste processo de transição e consolidação do trabalho na fazenda.
0 comentário
Nota Oficial FPA: Urgência na votação de Bioinsumos
O futuro do agro sustentável: Sergio Abud destaca os desafios e soluções para o manejo eficiente de pragas e doenças
Colheita da cevada avança no Alto Uruguai e Planalto Médio
Mapa e Embrapa firmam parceria com IFDC nos EUA para fortalecer inovação em fertilizantes
Cepea: Quebra de safra e preços baixos limitam rentabilidade na temporada 2023/24
Aprosoja MT segue consolidando laços internacionais na missão China