Academia Brasileira de Ciências divulga nota de pesar pela morte de Alysson Paolinelli

Publicado em 30/06/2023 12:14

Faleceu nesta quinta-feira, 29 de junho, o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli.

Um dos maiores nomes da ciência brasileira, Paolinelli foi professor universitário e engenheiro agrônomo. Um dos pioneiros na aplicação de pesquisa e tecnologia à produção agrícola nacional, e um dos principais responsáveis pela criação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), na década de 70.

Durante sua gestão no Ministério da Agricultura, de 1974 a 1979, liderou o início de uma verdadeira revolução agrícola que tornaria o país uma potência mundial no setor. À frente de seu tempo, Paolinelli não se preocupava apenas com a autossuficiência alimentar do país e a expansão da oferta, mas também com a sustentabilidade da produção a longo prazo.

Por sua obra, Paolinelli ficou conhecido como “patrono da agricultura tropical”, e seu legado é referência para o desenvolvimento da produção em zona tropical no mundo inteiro. Em 2012, fundou o Fórum do Futuro, instituto voltado ao debate e reflexão sobre desenvolvimento sustentável e promoção de tecnologia, inovação e pesquisa. No Fórum presidia o Projeto Biomas Tropicais, procurando novos caminhos para a produção de alimentos respeitando os limites de cada ecossistema.

Em 2006, ganhou o World Food Prize, outorgado a personalidades com reconhecida contribuição à segurança alimentar do planeta e conhecido como o “Nobel da alimentação”. Foi também indicado ao Prêmio Nobel da Paz por duas vezes, em 2021 e 2022. Os esforços pela indicação do cientista uniram instituições acadêmicas e de agricultura na Rede Paolinelli, que mantém um memorial do legado deste grande brasileiro.

Mineiro de Bambuí, Alysson Paolinelli deixou, aos 86 anos, a esposa Marisa Gonzaga, de quem foi companheiro por décadas. Deixa também filhos, netos, bisnetos, além de amigos, alunos e admiradores espalhados por todo o mundo. A Academia Brasileira de Ciências (ABC) se junta ao luto pelo ex-ministro e figura ímpar na ciência nacional.

 

Alysson_Paolinelli_2013
Alysson Paolinelli durante evento da ABC na Universidade Federal de Itajubá, em 2013

“O Brasil deve ao Dr. Alysson Paulinelli grande parte das conquistas na agricultura brasileira. Ele sempre acreditou que poderíamos ser líderes mundiais nesta área. Seu trabalho permanecerá para sempre.” – Helena Nader, presidente da ABC.

“Uma perda irreparável. O Dr. Alysson foi uma mente brilhante, fundamental na estratégia de criação da Embrapa e na revolução da produção agrícola no Brasil. Foi um grande parceiro da ciência brasileira.” – Glaucius Oliva, vice-presidente regional da ABC para São Paulo.

“É com profundo pesar que venho prestar condolências à família e amigos de Alysson Paolinelli.

Sou agrônoma e, como todos os agrônomos, nutro uma profunda admiração por esse homem que trabalhou para pequenos e grandes agricultores de modo incansável. Sou embrapiana, e ele foi um dos idealizadores dessa instituição que hoje é motivo de orgulho nacional. Um homem com ideias à frente de seu tempo.

Eu tive a oportunidade de participar de reuniões com ele no ano passado, e o brilhantismo e a empolgação eram as de um jovem com dezoito anos querendo fazer muito pela agronomia brasileira. Paolinelli se foi desse plano, mas suas ideias brilhantes e inovadoras continuarão sendo inspiração para a nossa geração e para as gerações futuras”. – Mariangela Hungria, diretora da ABC.

“O ex-ministro Alysson Paulinelli contribuiu com proeminência para estabelecer a seguranca alimentar para o povo brasileiro e fundamentar o Agronegócio, com consequente expressiva participação no PIB e geração de riqueza para o Brasil” – Elibio Rech, Acadêmico.

“O destaque alcançado pelas ciências agrárias e pelo agronegócio no nosso país certamente se deve muito à atuação desse grande mineiro.  Uma mente criativa, vibrante, um notável empreendedor mas, sobretudo, um brasileiro incansável na busca de caminhos pautados na melhor ciência para o desenvolvimento do país” – Virgínia Ciminelli, Acadêmica.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Academia Brasileira de Ciências

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário