Sustentabilidade: Aprosoja/MS e Ampasul certificam unidades produtoras de soja

Publicado em 28/03/2024 17:08
Projeto piloto vai certificar seis propriedades no estado

O projeto piloto de certificação da soja sul-mato-grossense iniciou nesta semana, na região norte do estado. O acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Aprosoja/MS e a Ampasul prevê a instituição do Programa de Certificação Round Table on Responsible Soy Association (RTRS). Nesta primeira etapa, o objetivo é certificar seis unidades produtoras que já possuem as certificações Algodão Brasileiro Responsável (ABR) e Better Cotton Initiative (BCI).

O processo de adesão voluntária consiste no atendimento de indicadores técnicos, ambientais, sociais, econômicos e de gestão, e conta com auditoria externa realizada nas instalações das fazendas, ao longo de dois dias.

"Como um dos principais produtores de soja do país, a busca pela sustentabilidade já é uma realidade em Mato Grosso do Sul. A introdução desta certificação permite a rastreabilidade do grão, agregando valor à cadeia produtiva. A longo prazo, isso pode impulsionar nossa competitividade no mercado externo, maximizando os resultados econômicos para os produtores rurais e impactando positivamente em todo o cenário estadual", ressalta o presidente da Aprosoja/MS, Jorge Michelc.

O coordenador de campo da Aprosoja/MS, Dany Corrêa, destaca que o projeto está sendo desenvolvido em três grupos, totalizando as seis fazendas desta fase.  “O que chama atenção neste momento, é o interesse dos proprietários em se adequar às exigências, evidenciando o potencial desse projeto, tanto para a soja quanto para o milho”, afirma Corrêa.

Apesar de atenderem culturas e protocolos distintos, as certificações possuem similaridades legais em nível nacional e internacional. “Essa similaridade entre as certificações ABR, BCI e RTRS é um fator positivo, uma vez que as unidades produtoras de algodão já estão em conformidade com a maioria dos requisitos exigidos para a certificação da soja e do milho, trazendo mais celeridade ao processo”, conclui o coordenador de sustentabilidade da Ampasul, Cícero Miguel.

Round Table on Responsible Soy Association (RTRS)

Fundada em 2006 em Zurique, na Suíça, a Associação Internacional de Soja Responsável (RTRS) é uma organização sem fins lucrativos que promove o crescimento da produção, comércio e uso de soja responsável.  A associação funciona por meio da cooperação com os atores participantes da cadeia de valor da soja ou relacionados a ela - desde a produção até o consumo.

Em todo o mundo, são 47,6 mil produtores certificados, cerca de 2,1 milhões de hectares e 6,8 milhões toneladas de soja certificada, até 2022. No Brasil, a RTRS abrange uma área de 1,5 milhão de hectares e uma produção de 5,6 milhões de toneladas.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Aprosoja/MS

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário