Exportação de soja do Brasil reduz ritmo na 2ª semana de abril; açúcar, café e algodão disparam

Publicado em 15/04/2024 16:16 e atualizado em 15/04/2024 16:59

Logotipo Reuters

Por Roberto Samora

SÃO PAULO (Reuters) - A exportação de soja do Brasil somou 684,5 mil toneladas por dia em média até a segunda semana de abril, versus 726,5 mil toneladas/dia registrados até o final da primeira semana, de acordo com dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex) divulgados nesta segunda-feira.

Se o ritmo se mantiver até o final do mês, o Brasil registraria uma queda de 14% na comparação com o volume obtido ao longo de todo o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Secex.

Ao todo, o Brasil exportou no acumulado do mês até a segunda semana cerca de 6,8 milhões de toneladas, segundo a Secex.

Abril geralmente é marcado por grandes volumes, uma vez que a maior parte da nova safra já está colhida, mas os produtores comercializaram sua safra mais lentamente em 2023/24, por conta de preços mais baixos e pela quebra de safra.

Mais recentemente, registrou-se maior demanda e os prêmios de exportação voltaram a ficar positivos, estimulando negócios de produtores em meio a um dólar mais firme, segundo o Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea).

O Brasil embarcou 14,3 milhões de toneladas em todo o mês de 2023, conforme números da Secex.

A AgRural estimou que até a última quinta-feira o Brasil havia realizado a colheita em 84% da área.

A Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) indicou preliminarmente nas suas duas primeiras projeções de exportação para a abril um recuo nos embarques neste mês em relação ao mesmo período de 2023, citando a quebra de safra.

"SOFT" COMMODITIES

A segunda prévia do mês indicou ainda aumento de 81,4% na exportação de café, para quase 14 mil toneladas ao dia, na mesma comparação, com produtores no Brasil sendo favorecidos pela alta nas cotações dos grãos canéforas, que estão em patamares recordes, acima de mil reais a saca no Brasil.

Com esses volumes diários, os embarques de café do Brasil já superaram os totais exportados em abril completo de 2024, somando 139 mil toneladas.

Já a exportação de algodão do Brasil também já superou em abril, em volumes absolutos, os embarques do mês completo de 2024, uma vez que o Brasil caminha para ter uma nova safra recorde e conta com estoques folgados, segundo números da estatal Conab.

Foram mais de 122 mil toneladas da pluma embarcada no acumulado do mês, o dobro do total de 2023.

Os embarques de trigo também superaram abril de 2023, com 379 mil toneladas no acumulado até a segunda semana deste mês.

O mesmo acontece com a exportação de açúcar, com mais de 1 milhão de toneladas, ante 971,6 mil no mês completo de abril de 2023, graças a uma alta pela média diária mensal de mais de 90%.

As exportações de petróleo e minério de ferro do Brasil reduziram o ritmo ante a semana anterior, mas ainda estão no caminho para superar o mesmo mês do ano passado, avançando pela média diária 66,7% e 3%, respectivamente.

(Por Roberto Samora)

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário