Negócios com máquinas agrícolas ultrapassam R$ 405 milhões durante Expointer 2011
Existe a expectativa de que o Brasil precise expandir a produção de alimentos em 40% até o final da década para atender à demanda da população. A área disponível para o crescimento da produção, no entanto, não acompanha a exigência do mercado. O segredo está em aproveitar a produtividade das plantações atuais.
Com a tecnologia, segundo o presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Implementos Agrícolas da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), Celso Casale, um agricultor familiar consegue aumentar em até cinco vezes a sua produtividade, em relação a um que não utilize máquinas. Quem faz a substituição por sistemas mais modernos, com máquinas de precisão ganha em cerca de 20%.
– O Brasil produz com um trabalhador para cada 23 hectares. Nos Estados Unidos, um trabalhador rural conduz 154 hectares de plantação. É preciso diminuir a necessidade de trabalhadores no campo – defende Casale.
Além de aumentar a produtividade, a mecanização das lavouras resolve outro problema: a falta de trabalhadores rurais. A capacitação do agricultor também é um desafio para quem fica no campo, com a competência para operar melhor essas novas tecnologias que chegam às plantações.
Com sistemas de piloto automático, GPS e acompanhamento de produtividade incorporados à implementos como tratores, semeadeiras, colheitadeiras e pulverizadoras, é possível controlar melhor a produção, gastando menos com sementes, defensivos agrícolas e outros insumos.
– Essas máquinas têm tanta tecnologia embarcada que é possível controlar quantas sementes são usadas na plantação e qual é a quantidade ideal de adubo para cada semente – explica o presidente do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas no Estado (Simers), Claudio Bier.
0 comentário
COOPERATIVISMO EM NOTÍCIA - edição 13/12/2025
Minerva Foods avança em duas frentes estratégicas e alcança categoria de liderança do Carbon Disclosure Project (CDP)
Pesquisador do Instituto Biológico participa da descoberta de novo gênero de nematoide no Brasil
Secretaria de Agricultura de SP atua junto do produtor para garantir proteção e segurança jurídica no manejo do fogo
Manejo do Fogo: Mudanças na legislação podem expor produtores a serem responsabilizados por "omissão" em casos de incêndios
Primeira Turma do STF forma maioria por perda imediata do mandato de Zambelli