Queda na produção em MT encarece em 25% o valor do algodão

Publicado em 17/08/2016 12:59

Com a queda na produção devido à falta de chuvas, arroba da pluma do algodão já é vendido a R$ 83, que corresponde a uma elevação de 25% em comparação ao ano passado, segundo o Instituto Matogrossense de Economia Agropecuária (Imea). Mato Grosso aumentou a área plantada, mas, por causa da estiagem, a produção do algodão deve render 14 mil toneladas a menos do que em 2015.

Segundo o Imea, cerca de 70% das lavouras de algodão já foram colhidas em Mato Grosso. Normalmente, neste período da produção, os preços da pluma do algodão começam a cair. Mas neste ano, o produto tem ficado cada vez mais caro, porque, com a falta de chuvas, a safra encolheu.

De acordo com o agricultor de Campo Verde, a 139 km de Cuiabá, Ítor Cherubni, na região da lavoura praticamente não choveu por 58 dias. Neste ano, em Mato Grosso, a plantação de algodão ocupou 607 mil hectares, quase 8% a mais que na última safra. E, em contrapartida, deve render 926 mil toneladas, 14 mil a menos do que há um ano.

A junção da seca com as altas temperaturas prejudicam o desenvolvimento das fibras da pluma do algodão. Ítor Cherubni explicou que, com a falta d'água, as plumas nascem menores e mais fracas e sem uma boa qualidade para a fiação. Como quase metade da àrea colhida e uma produtividade média 10% inferior à da última safra, o agricultor acompanha o trabalho pensando nas contas.

Leia a notícia na íntegra no site G1- MT

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
G1 - MT

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário