Bioenergia criada a partir de biomassa está em expansão pelo mundo
A geração de energia a partir de biomassa está se expandindo cada vez mais pelo mundo. Dentre as principais vantagens que a bioenergia de cana de açúcar possui estão à redução significativa dos gases poluentes emitidos na atmosfera, a segurança energética para atender as demandas necessárias e também a eficiente ferramenta política que a bioenergia se tornou para o desenvolvimento econômico das regiões.
Consolidada no Brasil, a produção agora também ganha espaço em outros países como Estados Unidos e regiões da Europa. Clima e solos favoráveis têm ajudado bastante para o grande crescimento do setor mundialmente. De acordo com pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), a fonte renovável através da biomassa possui capacidade para oferecer uma ampla gama de energéticos e bioprodutos.
Um dos bioprodutos é o etanol, o qual é um biocombustível que também possui um grande potencial energético.
Estudos realizados para avaliar o potencial da produção de eletricidade e etanol a partir da cana de açúcar mostram que futuramente o biocombustível seria uma alternativa interessante para substituir a lenha que é utilizada para gerar energia em países como a África.
A produção de biomassa para o setor energético pode contribuir muito para o desenvolvimento dos países, uma vez que com a criação de usinas mais empregos sejam gerados, a dependência de combustíveis fósseis seja diminuída, a contribuição com o meio ambiente seja cada vez mais forte e o potencial para a expansão e recuperação de áreas degradadas seja maior.
Nos dias 15 e 16 de junho será realizado em Curitiba um evento inédito no Brasil, onde tema de biomassa e energia vai ser abordado de forma exclusiva, o CIBIO – Congresso Internacional de Biomassa. Temas voltados á biomassa florestal, setor sucroenergético, Biogás, entre muitos outros.
O evento vai reunir alguns dos principais especialista do setor da Biomassa e Energia, Cláudio Dr. Homero (CEMIG), Dr. José Dilcio (EMPBRAPA AGROENERGIA), além da apresentação de cases com a TGM, ARAUPEL, entre muitas outras atrações.
Nos mesmos dias será realizada a primeira exposição com foco 100% em produtos, máquinas e equipamentos, tecnologias para geração de energia com biomassa.
0 comentário
Cepea/Abiove: Indústria do biodiesel deve crescer e amenizar queda do PIB total da cadeia
PL do Combustível do Futuro exigirá adaptação das transportadoras
Mercado organizado de biocombustível prevê boom com sanção da Lei do Combustível do Futuro
Brasil avança nos biocombustíveis com perspectiva de alto crescimento para os próximos anos
BNDES aprova R$258 mi para projeto da Acelen de desenvolvimento da macaúba para produção de combustíveis
Aumento nas exportações de etanol dos EUA compensa produção próspera