Boi: Estoque de machos em 2015 registra o pior desempenho dos últimos 9 anos no MT
Mato Grosso tem para este ano o menor estoque de bovinos machos, com mais de 24 meses, dos últimos 9 anos. Os números da segunda etapa da vacinação contra febre aftosa de novembro/14 revelam que o estoque de animais machos prontos para abate é 3,9 milhões de cabeças, conforme dados do Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea-MT). Esse resultado é reflexo do grande volume de matrizes encaminhadas para o abate entre os anos de 2011 e 2013 que comprometeu a oferta de animais para reposição nos anos seguintes.
A pedido da Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) trabalhou em uma perspectiva para o curto prazo, para os próximos dois anos. Os resultados revelam que a oferta de boiadas deve melhorar no ano que vem, mas que o grosso dos animais disponíveis para abate chegará somente em 2017. De acordo com o superintendente da Acrimat, Olmir Cividini, o estoque para 2016 tende a aumentar, porém ainda de forma contida, alcançando 3,96 milhões de cabeças, representando um acréscimo de 1,6% em relação a 2015. Já para 2017 a expectativa é que haja um maior estoque de animais aptos ao abate, ultrapassando as 4 milhões de cabeças.
O estudo lembra que a partir de 2013 o clima favoreceu a produção de forragem e deu condições para que fatores como reprodução e produtividade fossem determinantes para o bom desempenho dos animais. Dessa forma, aliados às boas condições para a produção no campo, os ótimos preços da arroba do boi gordo e da reposição desencadearam em mais um ciclo de retenção de fêmeas. Entre 2013 e 2014 o volume de matrizes (acima de 24 meses) encaminhadas ao abate diminuiu 13,5%, passando de 2,56 milhões de cabeças para 2,21 milhões de cabeças.

0 comentário
Sebo bovino vive fase histórica com produção recorde e biodiesel absorvendo mais da metade da oferta
O criador vai mandar: previsão aponta boi a R$ 375 em 2026 e oferta cada vez mais curta
Scot Consultoria: Cotação estável em São Paulo
PECUÁRIA E MERCADO - RETROSPECTIVA 2025
Menor oferta de gado e exportações elevadas sustentam expectativa de preços mais firmes em 2026
Scot Consultoria: Em São Paulo, cotação estável