Brasil entra no mercado de cafés especiais
Publicado em 01/10/2012 09:39
País detém 15% da exportação desses produtos diferenciados
Maior produtor e exportador de café no mundo, o Brasil agora desponta como um dos grandes fornecedores mundiais de cafés especiais, diferenciados por sua qualidade, sabor e agregação de valores socioambientais. Com produção de 15% do mercado mundial desse segmento de café, esse crescimento é resultado da grande variação de solo e de climas das plantações de café – uma vez que a cultura é produzida em quase todas as regiões – e do forte investimento em pesquisas do Consórcio Pesquisa Café.
Atualmente, o Brasil tem mais de 700 pesquisadores, de cerca de 40 instituições, envolvidos em 74 projetos dos quais fazem parte 355 planos de ações. O Consórcio e o Programa Pesquisa Café, ambos coordenados pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), criou um arranjo para melhorar a cadeia cafeeira do Brasil. As pesquisas do Consórcio contam com apoio e financiamento do Fundo da Economia Cafeeira do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
De acordo com o gerente geral da unidade Embrapa Café, Gabriel Bartholo, o Brasil é o único produtor capaz de atender o mercado global em grandes quantidades de cafés especiais.
Para o professor Flávio Borém, da Universidade Federal de Lavras (Ufla), instituição participante do consórcio, “a pluralidade dos sabores e aromas dos cafés do Brasil deve ser sua marca mais notável, refletindo a exuberância de sua natureza e diversidade cultural de seu povo. Isso precisa ser mais bem compreendido e explorado para o bem de nossa cafeicultura”, defende.
Dentre as várias definições para o café especial, Borém destaca os atributos sensoriais e os sistemas de produção. “O café pode ser especial por possuir sabor e aromas únicos, distintos do café comum por ser produzido em sistema orgânico, ser de origem controlada ou até mesmo por se raro e exótico”, explica.
Café no Brasil
De acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o Brasil possui hoje uma área plantada de 2,3 milhões de hectares, com cerca de 5,7 bilhões de pés - pouco mais da metade só no Estado de Minas Gerais - e a safra prevista para 2012 é de 50,62 milhões de sacas. São mais de 287 mil produtores que, fazendo parte de associações e cooperativas distribuídas em 15 estados: Acre, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rondônia e São Paulo.
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Ministério da Agricultura
0 comentário
Preços do café estão voláteis, e trabalhavam em campo misto nas bolsas internacionais na manhã desta 5ª feira (18)
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)