Últimos dias para a enquete sobre a crise na cafeicultura, participe

Publicado em 19/12/2013 12:03 e atualizado em 20/01/2014 11:20

Depois de quase 30 dias no ar, a enquete do Notícias Agrícolas sobre a crise na cafeicultura e a real condição das lavouras pelo Brasil mostra números preocupantes sobre a atividade. Foram 6331 participações,  sendo que 32% dos que responderam as perguntas se apresentaram como cafeicultores com menos de 50 hectares e outros 51% tem áreas entre 50 e 200 hectares. Com propriedades entre 200 e 500 hectares e maior do que 500 hectares são, respectivamente, 13% e 4% dos participantes. 

A enquete constatou que a maioria -  63%  -  abandonou ou erradicou suas lavouras, com objetivo de finalizar a atividade. 22% consideraram suas áreas mal cuidadas empregando apenas os tratos suficientes para manter a planta e outros 10%  participaram da enquete respondendo que receparam ou podaram suas lavouras, com objetivo de não produzir nada na próxima safra e com isso evitar os custos elevados de colheita. Apenas 5% dos participantes disseram que estão com os tratos culturais em dia.

Sobre o que vai acontecer com a área de produção, a pesquisa detectou que pelo menos 34% dos participantes devem reduzir em até 50% a área plantada. 64% vão erradicar totalmente suas lavouras e apenas 2% pretendem aumentar a produção.

A enquete faz parte de uma série de ações que o site Notícias Agrícolas está adotando para tentar conhecer a real situação da cafeicultura brasileira.

Você cafeicultor que ainda não participou ainda dá tempo de votar e também enviar fotos e relatos sobre a situação das lavouras na sua região, falar sobre as alternativas para superar a crise, enfim, todas as informações relacionadas à atividade.

Participe, envie as informações para o e-mail [email protected], participe do "fala produtor" e responda à nossa enquete clicando aqui.

Enquete

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Por:
Aleksander Horta
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Gente! Como que uma estimativa de safra de café pode ter números variando entre 46,5 milhões e 60 milhões de sacas e ainda assim ser considerada incerta? A diferença é discrepante... Será que a Conab, com seus técnicos laboriosos, experientes e competentes, não possui um numero mais aproximado? Será que as informações apresentadas por 6.000 produtores até o momento sobre as condições de suas lavouras não significam nada? E as informações veiculadas sobre as condições de seca em determinadas regiões produtoras e excesso de chuvas em outras também não significam nada? Olha pessoal, dentro de uma margem de 13,5 milhões de sacas, até eu, simples produtor posso ser analista de mercado. Já li vários analistas estimarem em 60 milhões de sacas, mas não vi nenhum estimar em 46,5 milhões, por quê? Será que é para beneficiar alguns? Estou farto dessa farra tendenciosa que só incrementa a especulação. Amigos produtores de café, vamos considerar só o que vemos e conhecemos, e o que estamos vendo é o que estamos vivenciando nas lavouras, dentro das nossas propriedades. Desta forma, sem sermos renomados analistas, saberemos com mais precisão os números finais da safra 2014/2015. Gostaria ainda de direcionar uma crítica as Cooperativas, o número de participantes que acessaram a pesquisa sobre a crise na cafeicultura do noticias agrícolas, embora sejam de 6.331 produtores, ainda é muito pequeno diante dos que poderiam participar se vocês os ajudassem, pois sabemos que muitos não têm acesso à internet e ao site. E aí? Não ajudam por quê? Vou deixar essa pergunta, ou melhor, essas perguntas no ar. Quem sabe algum presidente ou representante das cooperativas possam nos dar as respostas se forem "conveniente" é claro.

    (28) 99983.2320

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Amarildo, cheguei aqui por intermédio de seu comentário e não pelo destaque que deveria ser dado por este informativo.É muito importante a continuidade desta enquete pois teremos uma posição mais firme e isto somente será posivel se na primeira página tivermos um "download" referente à matéria... A participação das Cooperativas é de suma importância para legitimar esta nova tomada de posição...Desejo a todos um Feliz Ano Novo e preços compensadores não só para os compradores como também para os produtores, abraços.

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Amigos Dalzir Vitoria e Cristina Ribeiro do Vale, essa enquete é a grande oportunidade que temos de sermos ouvidos e poder relatar a situação real e atualizada das nossas lavouras de café. Agradecemos a participação até o momento dos valorosos 4.089 produtores, mas por ser uma oportunidade ímpar, é necessário a participação maciça dos produtores. Sinto falta da participação das cooperativas, no sentido de orientar e auxiliar os produtores que não tem acesso a internete no preenchimento da enquete...Em tempo, para maior credibilidade, gostaríamos de sugerir a inserção do nº do INCRA da propriedade, e assim evitarmos qualquer tipo de insinuação ou especulação negativa.

    Um Abraço a todos os produtores rurais do Brasil, aos amigos do Noticias Agrícolas e do Canal Rural desejando um feliz e prospero Ano Novo...

    0
  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Muito bem elaborada esta pesquisa.Parabéns ao Noticias Agrícolas, espero que todos participem para que possa ser feita uma verdadeira radiografia da nossa cafeicultura...

    0
  • Christina Ribeiro do Valle Guaranesia - MG

    Há mais de 40 anos o governo da epoca remunerou os produtores de café para erradicarem o café.Resultado dois anos depois ,faltou cafe para para a exportação e para o povo beber.A solução que o mesmo governo encontrou ,foi incentivar e financiar o plantio de cafe.

    Hoje quem visita as regiões produtoras de CAFE vai se surpreender com as lavouras mal cuidadas e abandonadas.Sera que veremos o absurdo de 40 anos atras se repetir em 2014?

    Obrigado Notícias Agrícolas por essa enquete.

    Cafeicultores participem,vamos mostrar a nossa realidade.

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    Vamos lá cafeicultores do Brasil, ajudem a mostras a radiografia da nossa atividade. Participem da enquete, respondam com honestidade as perguntas. Veja bem, uma atividade praticada com altos prejuízos existem ainda 11% de participantes da enquete ampliando suas lavouras. Será que são realmente produtores de café? Pessoalmente tenho dúvidas. Por isso, fundamental sua participação, uma oportunidade única de sermos ouvidos. Tenham coragem, relatem o estado atual de suas lavouras, mandem fotos, pois as imagens não mentem. Um Abraço a todos.

    0