Redução na safra de café do Brasil poderá causar escassez no mercado global, diz trading

Publicado em 06/01/2014 13:30 e atualizado em 06/01/2014 16:01

O mercado global de café poderá enfrentar uma escassez de oferta pela primeira vez em três anos, em 2014 /15, devido a uma redução da safra brasileira, segundo o grupo Volcafe Ltd, da trading inglesa ED&F Man.  

De acordo com relatório divulgado hoje (6/1) pela Volcafe, haverá um déficit de 5 milhões de sacas e a oferta de café ficará abaixo da demanda no período de 2014/15,. Em novembro/13, a trader estimava um excedente global de 5,3 milhões de sacas. 

Cafeicultores do Brasil devem colher 51 milhões de sacas na safra de 2014/15, segundo a Volcafe. O potencial de produção para o período era de 60 milhões de sacas. Na safra 2013/14, foram produzidas 57,2 milhões de sacas e no ano comercial anterior, foram 56,8 milhões de sacas. 

Café arábica
O café arábica no mercado futuro negociado em Nova Iorque caiu 23% no ano passado, marcando a terceira queda anual e o mais longo período de baixa desde 1993, quando a produção ultrapassava a demanda. 

A produção brasileira de arábica deve ficar em 35 milhões de sacas em 2014/15, enquanto a produção de robusta deverá ser de 16 milhões de sacas. Em novembro, as estimativas eram de 40,7 milhões de sacas de arábica e 16,5 milhões de sacas de robusta.

Segundo a Volcafe, a safra será menor devido ao excesso de podas e exaustão das plantas. 

Estresse das plantas

Os cafezais brasileiros têm registrado um aborto de flores maior que o esperado, segundo a Volcafe. Esta fraca fixação de flores, principalmente no sul de Minas Gerais, deve-se ao estresse produtivo gerado por duas grandes safras consecutivas. 

A poda radical, ou “esqueletamento” dos pés de café também contribuem para a redução da produção de arábica.  Esta técnica de poda “erradica completamente” os custos para os produtores durante uma safra de baixo rendimento e proporciona uma colheita abundante no prazo de dois anos.     

Este ano, foram registradas taxas de esqueletamento de mais de 17% nas principais lavouras de arábica, o que é muito acima do normal.

Informações: Bloomberg

Tradução: Fernanda Bellei


Safra de café do Brasil 14/15 ficará abaixo da expectativa, diz Volcafe

A safra 2014/15 de café do Brasil deve cair bem abaixo das expectativas, como resultado de uma intensa poda e de um estresse das árvores depois de duas grandes colheitas consecutivas no maior produtor global, afirmou nesta segunda-feira a Volcafe, divisão de café da trading ED&F Man.

Leia a íntegra na Reuters

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Notícias Agrícolas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário