Safra de café do Brasil em 2015 deve atingir até 47 mi sacas, prevê Rabobank

Publicado em 29/10/2014 08:45 e atualizado em 29/10/2014 11:00

LOGO REUTERS (16408)

(Reportagem de Reese Ewing)

A safra de café do Brasil no ano que vem deverá atingir, na melhor das hipóteses, 47 milhões de sacas de 60 kg, estável ante o volume de 2014, previu um analista do Rabobank.

Rafael Barbosa, especialista de alimentos e agronegócio do banco, disse esperar o retorno das chuvas nas próximas semanas às regiões de café atingidas pela seca, o que provavelmente desencadeará o florescimento generalizado em todo o cinturão produtor para a temporada 2015.

Mesmo assim, ele não vê "muito espaço" para uma colheita muito maior no próximo ano, mesmo que as chuvas ocorram com regularidade a partir de agora pelo resto da temporada.

"Minha opinião é que estamos começando uma safra com potencial em 2015 para o mesmo tamanho da de 2014: 47 milhões de sacas", disse Barbosa.

"A partir de agora, até o início da colheita, o clima vai definir se é possível --ou não-- de se atingir esse potencial", afirmou.

Ele acrescentou que, se as chuvas não se concretizarem ou se houver mais problemas climáticos para o desenvolvimento da nova safra no maior produtor global, "poderíamos ver uma diminuição de oferta (em produção) no próximo ano e uma colheita consideravelmente menor".

Mas ele ressalvou que este não era o seu cenário básico.

"Eu assumo que as chuvas voltarão e que o tempo vai se desenvolver normalmente."

Segundo Barbosa, das 47 milhões de sacas colhidas na safra deste ano, os grãos arábica representaram 30 milhões de sacas e os de robusta, 17 milhões.

Na próxima semana, chuvas cobrem grande parte da área agrícola do Brasil, inclusive regiões de café, segundo a Somar Meteorologia.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Reuters

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

6 comentários

  • victor angelo p ferreira victorvapf nepomuceno - MG

    Este "contador' de sacas de café deve ser o mesmo que foi usado na apuração de quem ganhou a eleição...

    0
  • Waldir Vilela de Godoi Monte Sião - MG

    Esse cidadao deve ser um brincante, conhecer lavoura por foto , ou video na internet , deveria ser jogador de futebol , porque chutando dessa forma .

    0
  • Ricardino de Rossi Braúna - SP

    Sera q esse cidadão q preve essa safra de 47 milhões de sacas para 2015.. sera q ele ja viu alguma vem em sua vida uma lavoura de Café??. sera minha gente?? eu axo q não.,,,nada e ninguem ajuda nós produtores.. só falam coisas pra atrapalhar nossa vida.

    0
  • Anibal Figueiredo Oliveira - MG

    Rabo preso com oque... roba o que, de quem?

    Parece até promoção de loja à partir de 1,99... podendo atingir até 47 milhões. A quebra é grande moçada!

    0
  • amarildo josé sartóri vargem alta - ES

    CAFÉ: Pelo amor de DEUS gente!!!! Quem é esse Rafael Barbosa, e de que país ele vem. Quais são as reais intenções em divulgar uma noticia inoportuna de uma suposta safra que não sabemos ainda nem o que vem pela frente. "MORCEGO" Espécie conhecida por morder e assoprar. "ADIVINHO" Que usa de bola de cristal. "IMBEC..." que não tem nada pra fazer a não ser atrapalhar a vida dos cafeicultores brasileiros. Será seu Barbosa que já ouviu falar algo sobre estatística, se não, deixo uma sugestão (retorne a sala de aula). Por acaso V. Senhoria em suas adivinhações considerou a situação atual da cafeicultura brasileira. Considerou a quantidade de hectares que foram dizimados ou vão passar por um longo processo de renovação em função da pior seca já vivida por esta geração de cafeicultores, e que não irão produzir nas próximas safras. Vou lhe dar um conselho. Se quiser aparecer, está fazendo comentários sobre a cultura errada. Deveria fazer previsões sobre a safra de melancias. Haja paciência!!!!!

    0
  • Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG

    CAFE: Que absurdo prever uma safra de arabica de 30 milhoes de sacas...... esse com certeza vai ter uma grande surpresa, vai ser um tiro no pe....... esse previsao esta muito longe da realidade das lavouras em Minas Gerais, e quem duvidar venham fazer uma visitinha e vera que o produtor tera razao.

    0