Prêmio Café Qualidade será entregue sexta-feira, em Londrina

Publicado em 29/10/2014 16:30

Serão divulgados nesta sexta-feira (31) os vencedores do Concurso Café Qualidade Paraná 2014. A solenidade de premiação, com a presença do secretário de agricultura e abastecimento Norberto Ortigara, será realizada na Associação dos Funcionários do Iapar, em Londrina, a partir das 9h. A organização estima um público de aproximadamente 350 pessoas, entre produtores e lideranças da cafeicultura nacional e estadual.

Estão concorrendo 20 cafeicultores das regiões de Apucarana, Cianorte, Cornélio Procópio, Maringá e Santo Antônio da Platina. Eles superaram 150 concorrentes, que iniciaram a disputa em seletivas realizadas nas 10 regiões produtoras do Paraná e alcançaram o mínimo de 75 pontos na escala da Associação Americana de Cafés Especiais.

Cristina Maulaz (Cafeteria O Armazém, Londrina-PR), Francisco Barbosa (Ministério da Agricultura, Londrina-PR), José Antonio Rezende (Associação de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná, Jacarezinho-PR), Maria Brígida dos Santos Sholz (Iapar), Rogério Alves da Silva (Prefeitura de Ribeirão Claro-PR), Sérgio Rodrigues (SR Café, Piraju-SP), Sidney Veiga Araújo (Café Iguaçu, Cornélio Procópio-PR) e os especialistas Nelson Menoli Sobrinho, Osvaldo Martins Rodrigues e Romeu Gair, da Emater-PR, integraram a comissão julgadora dos lotes que chegaram à etapa decisiva.

Premiação – O vencedor de cada uma das categorias do concurso – cereja descascado, natural e microlote – terá seu lote encaminhado para representar o Paraná no concurso nacional, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).

Como incentivo adicional, o Governo do Paraná garante, nas três categorias, a compra dos cafés classificados até o quinto lugar por um preço 25% superior à cotação registrada na Bolsa de Mercadorias e Futuro (BM&F) em 30 de outubro, valor que, de acordo com a colocação obtida pelo lote, será ainda acrescido de um porcentual que a comissão organizadora somente divulgará na sexta-feira.

Essa aquisição é feita com o apoio dos patrocinadores do certame – Banco do Brasil, Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Paraná (Fetaep), Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Itaipu Binacional, Organização das Cooperativas do Paraná (Ocepar), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

Programa – Além da entrega dos prêmios, está prevista a palestra “A gestão na atividade cafeeira faz a diferença”, com Gumercindo Fernandes, especialista em Gestão Rural do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-PR), e uma visita técnica à Estação Experimental do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).

Em sua 12ª edição, o Concurso Café Qualidade Paraná é promovido pela Câmara Setorial de Café e Secretaria de Agricultura e Abastecimento – por meio das vinculadas Iapar e Emater-PR –, com o apoio da Associação dos Engenheiros-Agrônomos de Londrina, do Consórcio Pesquisa Café e de cooperativas, indústrias torrefadoras e empresas ligadas ao setor no Estado.

Serviço: Premiação do Concurso Café Qualidade Paraná 2014
Data: 31 de outubro, sexta-feira
Horário: a partir da 9h
Local: Associação dos Funcionários do Iapar, localizada na Avenida Expedicionários (final da avenida Harry Prochet, ao lado do Conjunto Vivendas do Arvoredo), em Londrina-PR.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Iapar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário