Comerciantes de café da Ásia veem oportunidade em menor safra 15/16 do Brasil

Por Lien Hoang
HO CHI MINH CITY (Reuters) - Operadores do mercado de café na Ásia avaliam que previsões de uma colheita reduzida em 2015/16 no Brasil poderiam permitir que mais torrefadores trocassem o grão arábica pelo do tipo robusta, mais cultivado em países como Vietnã e Indonésia.
Uma seca sem precedentes atingiu lavouras no Brasil, que colhe tanto café robusta quanto o arábica, mas com maior concentração no segundo tipo, tradicionalmente mais caro.
A safra menor no Brasil poderia impulsionar os preços do arábica, disse um operador estrangeiro com base no Vietnã, na condição de anonimato.
Ele prevê uma safra de 47 milhões de sacas em 2015/2016 no Brasil.
"Se ficar de 2 a 3 milhões sacas a menos que 47, é crítico, pode ser explosivo (para os preços)", disse.
Uma escalada de preços para arábica poderia aumentar o apelo pelo robusta, mais barato, embora mais amargo.
Os preços do café arábica bateram máxima de dois anos e meio em outubro em Nova York, devido a preocupações com o abastecimento desencadeadas pela seca e por doenças em produtores tradicionais, antes de as chuvas chegarem ao Brasil no mês passado.
"Se os preços estão muito altos, por que não levar robusta de alta qualidade? Não é uma má idéia mudar os blends", disse William Van houcke, um comerciante no Grupo Sopex em Cingapura.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café