Acre vai plantar mais 800 hectares de café em 2015
Fim de ano se aproximando, Natal às portas, mas o programa de fortalecimento da cafeicultura, tocado pela Secretaria de Estado de Pequenos Negócios (SEPN), não para. O secretário adjunto José Reis e equipe técnica acertaram os últimos detalhes com produtores de mudas que venceram a última licitação para entrega, entre fim de dezembro e início de janeiro, de 1,2 milhão de mudas de café “conilon”.
No total, em 2015 serão plantados 800 hectares de café, mas a meta é atingir quatro mil hectares com a cultura, para que em 2018 o estado atinja a autossuficiência.
Na primeira fase, em outubro de 2013, foram distribuídas 380 mil mudas, que geraram o plantio de 220 hectares, tendo sido atendidas 178 famílias em seis municípios – Manoel Urbano, Sena Madureira, Rio Branco, Acrelândia, Capixaba e Brasileia. Segundo o coordenador do programa, agrônomo Rômulo Brando, esse café, plantado em janeiro de 2014, já está dando sua primeira safra, adiantando a safra em um ano em relação aos estados do Sudeste do país. “É resultado da diferença do solo e do clima”, informa.
Produtores de mudas se animam com o programa
O agrônomo Sérgio Mendonça é proprietário de um viveiro de mudas na Vila Acre e diz que a classe recebeu com grande satisfação o programa de fortalecimento de cafeicultura. “Estamos crescendo junto com o programa e ampliando o viveiro em alguns setores”, acrescentou. Ele é responsável pela produção de 990 mil mudas para a continuidade do programa. Suas instalações permitem a produção de 350 mil mudas de café, mas podem ser ampliadas para produzir 1,8 milhão.
Ele se anima ainda com a perspectiva de fornecimento de outros tipos de mudas, por saber que o governo prometeu investir no plantio de mamão, coco e outros. Mendonça trabalha também com frutíferas e plantas ornamentais. Ele tem cerca de 1 milhão de mudas dessas plantas, podendo atender com pronta entrega para programas de paisagismo ou de implantação de pomares.
0 comentário
Desvalorização do real consolida fortes quedas nos preços do café no fechamento desta 4ª feira (17)
Retorno das chuvas no Sul de Minas Gerais traz certo alívio as lavouras de café
Preços do café seguiam em baixa nas bolsas internacionais na manhã desta 4ª feira (17)
Café/Cepea: Apesar de menor volume embarcado, exportadores têm ganho em receita
Café: Chuvas no BR consolidam baixas de 2% em NY no fechamento desta 3ª feira (16)
Boa safra/25 do Vietnã traz alívio para o mercado global do café