ES tem perda prevista de R$ 1,2 bilhões com safra do café em 2015
A estiagem ocasionou queda na produção do café conilon no Espírito Santo. Segundo o Centro de Comércio de Café de Vitória, a produção de 2015 perdeu cerca de 4 milhões de sacas do produto, o que representa um rombo de R$ 1,2 bilhões na economia do estado. "O Espírito Santo atravessou a pior seca dos últimos 40 anos, segundo o Incaper. Em dezembro de 2014 a janeiro e fevereiro de 2015, o nível de chuvas foi pequeno. Isso está refletindo no café, nessa produção, que é bem menor do que a de 2014", explicou o presidente do Centro de Comércio de Café de Vitória (CCCV), Jorge Luiz Nicchio.
Os cinco principais destinos do café do estado são Estados Unidos, Alemanha, Bélgica, Reino Unido e Turquia. De acordo com o CCCV, as exportações de 2015 aumentaram 40% nos cinco primeiros meses, em relação a 2014, mas esse café é da safra passada, de 2014. A expectativa é que o volume de exportação diminua a partir de agosto e setembro de 2015.
Leia a notícia na íntegra no site do G1 - Espírito Santo
0 comentário
Após fortes oscilações, mercado cafeeiro fecha sessão desta 3ª feira (23) em lados opostos nas bolsas internacionais
Preços do café robusta sobem em Londres na manhã desta 3ª feira (23) diante demora nas vendas no Vietnã
Média de embarques e faturamento do café torrado nos 15 dias de dezembro/25 recuam no comparativo com mês inteiro do ano passado
Chuvas abaixo do esperado no BR consolidam ganhos do café arábica no fechamento desta 2ª feira (22)
Mapa alerta para café torrado com irregularidades
Mercado cafeeiro mantém volatilidade e avançava moderadamente na manhã desta 2ª feira (22)