Base da economia sulmineira, café se adapta ao mercado, diz especialista

Publicado em 01/07/2015 10:37
Produzido desde o século XIX, o café, produto tema da Expocafé, que começa nesta quarta-feira (1º) e vai até sexta-feira (3) em Três Pontas (MG), continua sendo um dos mais importantes produtos da economia de Minas Gerais. Só no Sul de Minas, região responsável pela maior produção da variedade arábica do país, devem ser produzidas neste ano pouco mais de 10,4 milhões de sacas, enquanto em todo o estado são produzidas cerca de 26,6 milhões, o que equivale a mais de 50%¨da produção nacional.

A tradição cafeeira da região, no entanto, tem se adaptado muito bem aos novos métodos de comércio, como conta o presidente do Centro de Comércio de Café de Minas Gerais, Archimedes Coli Neto. "O produtor começou a utilizar mais o sistema de trocas, sistema de CPR (Cédula do Produto Rural), venda futura. O produtor está mais bem informado sobre consumo e demanda, organizando mais as vendas e tendo um controle maior sobre os custos".

Ainda de acordo com o presidente, essas adaptações acontecem em conjunto com uma renovação dos produtores responsáveis pelas lavouras. "Uma nova geração de pessoas, que está trabalhando de uma maneira mais empresarial", destaca.

Segundo dados do CCCMG, dos 853 municípios mineiros, cerca de 600 produzem café. "No Sul de Minas, devido ao volume ser muito grande, com um giro financeiro muito alto, o produto é de extrema importância", diz Coli Neto.

 
Leia a notícia na íntegra no G1 - Sul de Minas
Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
G1 - Sul de Minas

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário