Condições atípicas do clima atrasam colheita de café arábica em vários estados

Publicado em 22/07/2015 18:08
Para CNA, a demora da safra pode afetar os preços internacionais, atrapalhando o mercado interno e externo.

Brasília (22/07/2015) – O clima é a grande preocupação de cafeicultores em diversas regiões do país na safra 2015. Dessa vez, o que influencia a produção de café são as chuvas que caíram em ocasiões atípicas. Os principais estados produtores da cultura no Brasil – Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná e São Paulo sofrem com o atraso da colheita (abril a setembro) e, consequentemente, com a perda de qualidade da bebida.  

As chuvas causam três grandes estragos no setor cafeeiro: impedem a colheita, derrubam grãos no chão e, em razão da umidade, fazem com que alguns cafés fermentem indesejadamente no pé. “Todos esses fatores podem atrapalhar o mercado interno e externo, uma vez que os grãos estão miúdos (peneira baixa) e há deformidades na maturação”, comenta Fernando Rati, assessor técnico do Café da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

De acordo com o assessor, a CNA está monitorando e levantando as principais ocorrências de cada estado produtor para que medidas assertivas sejam realizadas de maneira ágil nas possíveis demandas. “O mercado ainda não absorveu uma possível quebra na produção do café brasileiro dessa safra. Portanto, possivelmente, teremos um aumento nos preços internacionais em breve”, finaliza.

Principais produtores

Espírito Santo – A situação é crítica com alto percentual de quebra na produção, com regiões chegando a 50%. Para minimizar o prejuízo, a CNA se reuniu com o Banco do Brasil (BB) para comunicar o cenário do estado capixaba. Porém aguarda um posicionamento do órgão.

Paraná – Segundo informações da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Paraná (FAEP), 42% da produção já foi colhida no estado. O maior problema hoje são as chuvas que caem há três semanas seguidas. Com isso, muitos cafés estão no chão, podendo comprometer a qualidade do produto na região.

Minas Gerais – O clima tem ajudado no andamento da colheita, no entanto a maturação dos grãos está disforme e a peneira baixa dos grãos é a grande preocupação dos cafeicultores mineiros. Por causa disso, a Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé (Cooxupé), recebeu apenas 600 mil sacas (cada saca tem 60 kg) da safra deste ano. No mesmo período de 2014, a cooperativa tinha recebido 1,3 milhão de sacas.

São Paulo – Apesar de a colheita ser mais tardia comparada a outras regiões do Brasil, a maioria dos produtores começaram a colheita neste mês, mas com problemas de peneira baixa e maturação disforme dos grãos.

PESQUISA

Ajude a CNA e o CaféPoint a direcionar ações em apoio ao setor! Compartilhe conosco qual a situação de sua safra de café em 2015 e o que mais tem influenciado a sua produção.

A pesquisa está disponível no site do Café Point: https://www.cafepoint.com.br/noticias/producao/qual-a-real-situacao-da-safra-2015-do-cafe-95762n.aspx

Com os dados em mãos, a Comissão Nacional de Café da CNA poderá tomar as medidas adequadas a cada realidade e direcionar ações para toda a cadeia produtiva.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
CNA

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

2 comentários

  • eriveuton mauri São Gabriel da Palha - ES

    Tem muita gente graúda envolvida nesse negócio café, por isso eles fazem o que bem entendem com os preços. As cotações só vão subir depois que os produtores ja venderem toda a produçao... Aqui no Espírito Santo a colheita já terminou e a produçao caiu 45% no geral. Mas os preços continuam a mesma coisa... Cadê nossas autoridades para nos ajudar???

    0
  • Marco Antonio Jacob Espírito Santo do Pinhal - SP

    É muita informação desprovida de conhecimento... desde quando a colheita em São Paulo é mais tardia que outras regiões? Se for assim, teremos uma grande quebra, pois a Alta Mogiana e Baixa Mogiana já ultrapassaram os 60% colhidos... Garça e Pirajú podem estar um pouco mais atrasadas em função de muitas chuvas. No fim, haverá uma grande quebra no Brasil -- que está sendo mascarada pelo atraso na colheita.

    0
    • Joao Paulo de Oliveira Andradas - MG

      Concordo com suas palavras Sr. Marco, aqui na minha propriedade atingimos essa marca dos 60% safra já colhida, me assusta certas analises e tanta bateção de cabeça, busquem mais informações sobre as regiões, antes de falarem besteira!!!! E a safra desse ano e incontestavelmente menor que do ano passado

      0