Cocamar quer ampliar recebimento de café

Publicado em 11/01/2016 10:51

No ano passado, a Cocamar registrou a entrada de 306 mil sacas beneficiadas de café, uma quantidade bem superior às 220 mil do exercício 2014. A previsão é continuar ampliando esse volume, informa o gerente comercial de fibras e café da cooperativa, Nilton Perazzolo de Camargo. A matéria-prima tem duas destinações: atender a demanda para o segmento de varejo com marcas próprias (cafés torrado e moído, cappuccinos e gourmet) e o mercado de exportação. Para isso, além de receber as safras dos produtores associados, a Cocamar mantém um escritório de compra em Araguari, no Triângulo Mineiro, e outro que começou a operar recentemente em Piraju, na região oeste do estado de São Paulo.

IMPORTANTE Muito embora o café não seja mais um item representativo no faturamento da cooperativa, a cultura é importante como fonte de renda e para a diversificação dos negócios em pequenas propriedades rurais. Atualmente, o principal município produtor do Paraná é Carlópolis, no extremo norte, às margens da represa de Chavantes, na divisa com São Paulo, onde a Cocamar mantém unidade para recebimento, comercialização de insumos e prestação de serviços aos associados. 

MECANIZAÇÃO Nos últimos anos, a cooperativa tem desenvolvido um intenso trabalho no sentido de divulgar entre os produtores de regiões mais tradicionais, no noroeste, a importância da mecanização das operações e do investimento na qualidade do grão. 

HISTÓRIA – Foram os produtores de café que, reunidos em 1963, fundaram a Cocamar, cuja denominação era Cooperativa de Cafeicultores de Maringá Ltda. A entidade tinha como proposta organizar a produção, receber e beneficiar o produto, encaminhando-o para os mercados interno e externo. No entanto, as crises enfrentadas por esse setor obrigaram a cooperativa a diversificar os negócios, logo nos anos seguintes. Assim, quando completou dez anos em 1973, já operava com o recebimento de algodão, soja e trigo. A geada de 1975, que decretou o fim dos cafezais em muitas regiões, abriu espaço principalmente para os cultivos mecanizados de grãos.

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Asscom Cocamar

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário