ABN Amro tem perspectivas otimistas para preços do café e açúcar

Publicado em 27/01/2016 14:43

Após cair nos últimos dias, os preços futuros do café e açúcar devem se recuperar nos próximos meses, disse o banco ABN Amro – que tem perspectivas menos otimistas sobre o cacau.

"Prevemos uma retomada dos preços ao longo do ano", disse Frank Rijkers, economista sênior para agrifood e commodities do banco.

"O café e o açúcar, em particular, têm potencial de alta".

A previsão reflete, em parte, as expectativas de queda no crescimento econômico da Ásia, Europa e Estados Unidos, "o que tem acelerado a demanda por 'bens de luxo'".

"Isso faz com que a procura por soft-commodities cresça", disse Rijkers, ressaltando o crescimento no consumo de açúcar em cerca de 2%, enquanto que o consumo de café tem subido 2,4% ao ano, segundo a Organização Internacional do Café.

Projeção acima dos níveis dos investidores

Enquanto isso, a produção por ambas as commodities agrícolas têm enfrentado problemas – para o açúcar, o tempo seco na Índia, segundo maior produtor, e no topo do ranking o Brasil, que tem destinado maior parte da colheita para o etanol ao invés do adoçante.

Além disso, a queda nos futuros do açúcar em outubro significaram "baixos índices de replantio e cuidados no campo", disse o banco, destacando expectativas de um déficit de cerca de 3,5 milhões de toneladas nesta temporada na produção mundial e de 6 milhões de toneladas em 2016/17.

Ao cortar 0,50 centavos de dólar por libra-peso em sua previsão de preço futuro em Nova York, para 15,50 centavos de dólar, no fechamento do trimestre janeiro a março, o ABN ainda assim mantém sua estimativa acima dos níveis que os investidores acreditam.

O vencimento futuro para maio/16 fechou na última sexta-feira em 14,17 centavos de dólar por libra-peso.

A previsão do banco é de que os futuros do açúcar terminem o ano em 15,50 centavos de dólar por libra-peso, à frente dos 14,42 centavos de dólar registrados pelo contrato março/17.

Preços devem subir

Para o café, o banco também prevê preços acima dos níveis que o mercado espera para o primeiro trimestre deste ano, com valores para o arábica em Nova York em 140,00 centavos de dólar por libra-peso, acima dos 126,80 centavos de dólar que os investidores esperam.

Os futuros do café robusta em Londres, com entrega para 2016, tem previsão de preço de US$ 1650,00 por tonelada, acima dos US$ 1527,00 que o mercado registrou na sexta-feira.

"Os preços do café devem subir em 2016", disse Rijkers, sinalizando uma expectativa de que a demanda vai exceder a oferta em mais de 4%.

Relacionado a isso estão as potenciais perdas de produção com as ameaças climáticas, incluindo o El Niño, que trouxe severa seca para grande parte do Sudeste Asiático.

A produção no Vietnã, maior produtor da variedade robusta, tem sido prejudicada pela seca até o momento, as lavouras tem recebido água até o momento graças à irrigação... E se isso ocorrer também no próximo ano?

"Os sinais dos impactos da seca retardada agora vêm à tona, o que sugere que a produção no próximo outono pode ser decepcionante".

Tradução: Jhonatas Simião

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Agrimoney

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário