No próximo domingo se comemora o Dia Mundial do Café, segunda bebida mais consumida do planeta

Publicado em 12/04/2024 18:48
Confira as dicas da Yara para acertar a nutrição das lavouras de café

 O Dia Mundial do Café é celebrado em 14 de abril. A bebida é a segunda mais consumida no planeta, perdendo apenas para a água, e o Brasil tem o posto de maior produtor e exportador do grão, sendo responsável por cerca de 30% da produção mundial. Porém, para se manter nesta liderança, os produtores dedicam grandes esforços desde o preparo do solo até a colheita. Um dos principais fatores para a qualidade e produtividade do café é seguir uma nutrição adequada, e claro, também é importante produzir com responsabilidade ambiental.

Leonardo Soares, Gerente Agronômico da Yara Brasil, empresa líder mundial em nutrição de plantas, compartilha algumas dicas para o sucesso do cafezal, entre elas, ter solos bem drenados e aerados, ricos em nutrientes e matéria orgânica. A textura e estrutura do solo deve permitir uma grande zona radicular para o desenvolvimento da planta e para acesso à água durante a estação seca. A calagem é necessária em baixos níveis de pH para assegurar boa disponibilidade de nutrientes. E uma poda bem feita também é fundamental para a cultura permanecer produtiva por 20 anos ou mais.

Além disso, Leonardo reforça que o nitrogênio é essencial para o crescimento vegetativo vigoroso e para manter a frutificação ideal visando altos níveis de produção. O potássio promove vigor, fortalecimento celular e aumenta a tolerância do café a doenças, ao estresse hídrico e ao frio. Já o fósforo é importante para o enraizamento da planta e o enchimento dos grãos. Outros nutrientes essenciais são o zinco e o boro, especialmente na fase de florescimento; o cálcio, na etapa de enchimento dos frutos; e o magnésio e o enxofre para aumentar a capacidade produtiva. O conjunto deles tem efeito direto na qualidade da bebida, alterando aspectos como índice de cor e teor de açúcares. Outro fator muito importante é o equilíbrio entre os nutrientes, desta forma o uso da análise de solo é importantíssimo para uma correta diagnose e planejamento da adubação, garantindo esse equilíbrio.

A Yara também investe para que a cultura do café seja mais sustentável. Uma das prioridades globais da companhia é reduzir a cada dia suas emissões de carbono, de forma a alcançar neutralidade nas emissões em 2050 e em cultivar um futuro alimentar positivo para a natureza. Na cultura do café, a empresa conta com algumas iniciativas neste sentido. A primeira, que já é uma realidade, é a produção de café com 25% menos emissões que o convencional utilizando o sistema nutricional da Yara. Outra ação é o acordo firmado com a Cooxupé, maior cooperativa de café do mundo, para a introdução de fertilizantes verdes na agricultura brasileira, que deve reduzir em 70% as emissões de dióxido de carbono equivalente na cadeia produtiva da Cooxupé.

 

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Fonte:
Comunicação Yara

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário