China reabilita 3 frigoríficos do Brasil e Indonésia abre mais 11, diz Fávaro
SÃO PAULO (Reuters) - A China reabilitou três unidades frigoríficas do Brasil, uma de carne bovina e duas de aves, enquanto a Indonésia habilitou 11 frigoríficos de carne bovina do país, disse nesta quarta-feira o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, após reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A unidade da JBS (BVMF:JBSS3) de Mozarlândia, em Goiás, estava com os embarques de carne bovina para a China suspensos desde o ano passado e poderá retomar as vendas ao país, conforme informação do ministério.
As plantas de aves contempladas com o fim da suspensão chinesa são da Belo Alimentos em Itaquerai (MS), e da São Salvador Alimentos, localizada em Itaberaí (GO).
"Isso é uma excelente notícia, é um sinal de que a credibilidade brasileira voltou a acontecer", disse Fávaro a jornalistas, citando a importância do presidente Lula.
No caso da Indonésia, entre as grandes empresas habilitadas, a Marfrig (BVMF:MRFG3) teve três unidades de bovinos --em Tangará da Serra (MT), Promissão (SP) e Chupinguaia (RO)--, a Minerva (BVMF:BEEF3) teve a planta de Janaúba (MG) aprovada, além da Frigol, com a unidade de Água Azul (BVMF:AZUL4) do Norte (PA).
Segundo dados do Ministério da Agricultura, o mercado da Indonésia foi aberto em 2019, e no ano passado o Brasil embarcou 20,6 mil toneladas de carnes ao país, com receita de 110,4 milhões de dólares.
(Por Lisandra Paraguassu)
0 comentário
Abiec destaca avanços do Brasil em sustentabilidade na pecuária, em conferência mundial
Assinatura eletrônica para certificados sanitários para produtos de origem animal alcança 50 mil solicitações
Aproximação de pecuaristas e açougues pode gerar novas oportunidades de negócios e renda
Sedagro propõe regulamentação para equilibrar concorrência entre produtos plant-based e de origem animal
Cade aprova compra de ativos da Marfrig pela Minerva
Abertura de mercado de carne de frango e bovina em Papua Nova Guiné