Nas carnes, Brasil tem consumo de Primeiro Mundo

Publicado em 14/05/2009 08:42

Convidada para o I Interfeed Leadership Meeting (São Paulo, 11 e 12 de maio, fórum empresarial promovido pelo Sindirações para debater sobre gestão, ameaças e oportunidades da produção animal), a especialista em alimentação animal Dra. Daniela Battaglia, diretora da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), observou que nos últimos 24 anos a produção de carne triplicou nos países em desenvolvimento mas que, mesmo assim, o consumo continua concentrado nos países ricos (vide “Emergentes produzem mais carne, mas população não é beneficiada”).
Embora a afirmação seja verdadeira, talvez não seja adequado aplica-la integralmente ao Brasil. Porque, por aqui, enquanto a produção quadruplicou e as exportações mais do que setuplicaram (evolução de 309% e de 669%, respectivamente, de 1984 para 2008), a oferta interna triplicou, permitindo que o consumo de carnes dos brasileiros se igualasse ao dos países mais desenvolvidos do mundo – 97,3 kg em 2008, 141% a mais que em 1984.
A ressaltar, entretanto, que esse ganho se deve essencialmente à avicultura. Pois ainda que as exportações de carne de frango tenham aumentado 1.200% nesses 24 anos, a disponibilidade per capita do produto teve um incremento de 369%.

20090514_tabela.gif

 

Fonte: Avisite

Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio
Tags:
Fonte:
Avisite

RECEBA NOSSAS NOTÍCIAS DE DESTAQUE NO SEU E-MAIL CADASTRE-SE NA NOSSA NEWSLETTER

Ao continuar com o cadastro, você concorda com nosso Termo de Privacidade e Consentimento e a Política de Privacidade.

0 comentário